segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Discernimento!

Discernimento

"A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo." (Ezequiel 44:23)

Este texto é dirigido aos sacerdotes, e eu recomendo não continuar sem ler o texto todo desde o verso 10.

Entendemos, pelo Novo Testamento, que todos somos sacerdotes, no sentido do acesso direto a Deus, sem necessidade de outro intermediário que não o Senhor Jesus. Mas é perfeitamente válido um paralelo destes sacerdotes com nossos líderes, pastores e missionários, por causa do seu papel de liderança e condução do povo que se chama pelo nome dEle.

Distinguir o santo e o profano é mais do que dizer que esta música pode e aquela não, ou esta roupa pode, ou este corte de cabelo, ou este emprego. É muito mais no sentido de entender o imundo e o puro, para que não sejamos confundidos com qualquer vento que sopre sobre nós.

O imundo e o puro estão no interior e não na aparência. É claro que a aparência pode mostrar o interior, como no modo de se vestir por exemplo - uma mulher com roupas muito provocantes não pode ignorar que gera desejo. E, às vezes, beira o escandaloso. Uma tatuagem de um dragão cuspindo fogo sobre o planeta Terra não demonstra muito apreço à criação de Deus.

Mas o problema não está no que se vê, pois às vezes tudo parece muito bom e bem feito, dentro dos moldes aceitáveis. Muito bem e discretamente vestida, mas adulterando - muitas vezes em pensamento, como o Senhor Jesus nos advertiu que seria tão pecado quanto adulterar fisicamente. Sutil? NÃO, claríssimo, desde que lido na Palavra de Deus.

Nosso interior precisa ser limpo, santo, e não profano. O sentimento e a intenção contam muito para Deus, ainda mais se formos líderes ou pastores. Aos liderados, cabe aprender com os que lideram, sem submissão burra mas com entendimento pela Palavra e pelo Espírito deDeus.

"Pai, quero ter o Teu discernimento do que é puro ou imundo."

0 comentários: