segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A oração que Deus recompensa


Para ler Mt 6:5-8

Para responder

1. Jesus cita dois exemplos negativos de oração nos versos 5 e 7. Quais são?

2. O vocábulo hipócrita diz respeito àquele que não é ou não tem o que demonstra. Aparece 18 vezes na Bíblia (edição revista e atualizada de Almeida). Só é achado nas palavras de Jesus, quase sempre em O Evangelho Segundo Mateus (14 vezes). O hipócritas dão esmolas, oram e jejuam para serem vistos ou glorificados pelos homens. Três vezes, no Sermão da Montanha, Jesus diz que "eles já receberam a recompensa" (6.2,5 e 16). Que recompensa é esta?

3. Qual o significado de entrar no quarto e fechar a porta para orar? A recomendação é para ser entendida ao pé da letra?

4. A oração verdadeira ou adequada é recompensada? Como?

5. Jesus condenou as vãs repetições usadas pelos gentios (6.7), mas ensinou a importunação nas orações, como se l6e nas parábolas de Lc 11.5-8 e 18.1-8. Qual a diferença entre vãs repetições e importunação (ato de incomodar com súplicas repetidas ou pedidos insistentes?).
6. Quantas vezes Paulo orou sobre o espinho na carne (2 Co 12.8)? quantas vezes Jesus orou sobre o cálice da morte no Getsêmani (Mt 26.39-44)? Quantas vezes a mulher cananéia pediu a Jesus por sua filha horrivelmente endemoniada (Mt 15.21-28)? Por quantos dias orou Davi pela criança de Bate-Seba (2 Sm 12.15-18)? Por quantos anos teria orado Isaque por sua esposa que era estéril (Gn 25.19-26)?

7. De acordo com o verso 8, Deus sabe o de que temos necessidade, antes que lho peçamos. Mas Jesus mesmo manda pedir, buscar e bater (Mt 7.7-11). A oração é uma exposição de nossas necessidades ou uma exposição de nossa dependência de Deus?

Para pensar (assinale as afirmações corretas)
- O elogio de que oramos é mais importante que a própria oração.

- As vãs repetições são rezas formais, repetidas economicamente.

- Não há mal em pedir a mesma cousa a Deus diversas vezes, desde que Ele não me tenha dado ainda uma resposta clara.

- Eu oro para fornecer a Deus uma relação de cousas que ele deve providenciar para mim.

Para praticar

1. Tente falar apenas com Deus quando orar.

2. Evite as repetições inconscientes ou formais.

3. Insista em suas orações.

0 comentários: