quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Chamados à responsabilidade

Hoje é muito comum reclamarmos diante de uma situação turbulenta quem foi o responsável. Quem não viu antes? Quem responderia pelos danos ou seja, quem pagaria as contas mau feitas? Ou ainda, de quem é a culpa pelo desleixo?

Se prestarmos bem a nossa atenção para a Palavra de Deus descobriremos algumas lições preciosas. Descobriremos que somos chamados por Deus à uma responsabilidade muito especial que se destaca das demais. É a responsabilidade com o mundo. Como ela se caracteriza? e, Como posso praticá-la?

A primeira lição é a base de todas as outras: devo ter uma enorme responsabilidade com a igreja. Pois, a igreja é a minha família da fé, nela vivem diariamente pais, mães, irmãos e filhos espirituais.

Assim começo a descobrir que preciso pregar o Evangelho ao mundo (Mc 16:15), mas só depois de conseguir ter responsabilidade com a minha igreja é que terei com o mundo. Como posso dizer que amo as almas que nem conheço se não sou capaz de amar meu irmão? Sou responsabilizado pelo Senhor a pregar o Evangelho a toda criatura, isto é uma ordem imperativa, no grego está no gerúndio "indo", que dá idéia de continuidade. Paulo dizia que lhe era imposta a obrigação de evangelizar, esta responsabilidade começa com aquelas pessoas que convivo e que ainda não aceitaram o Evangelho da salvação.

Não só isso, descubro o valor de testemunhar (At 20:24-27). Que valor tem sua vida, qual o preço? Paulo disse que se ele não estivesse testemunhando de Cristo não haveria nenhuma preciosidade em sua vida. Testemunhar é estar no lugar de Cristo, ser representante dele, ser mártir. Como represento a Cristo? Testemunho ao mundo por intermédio das minhas atitudes, caráter e comportamento? Sou responsável em mostrar Cristo ao mundo por meio da minha vida. Ele deve estar encarnado em mim de tal maneira que o mundo possa ver seu brilho em mim. Em At 26:22 a expressão "dando testemunho" é martureo em grego, de onde se origina a palavra "mártir" sugerindo que uma testemunha é alguém disposta a morrer por seu testemunho. Você já pensou que isso é muito sério?

Descubro também que outra atitude é levar as almas a Cristo (Lc 19:10). Depois de evangelizar e testemunhar é o momento de levar as almas a Cristo convidando-as para estarem conosco à nossa igreja, participarem de um culto ou outra reunião e, também, convidando-as a receberem Jesus em seu coração. Precisamos cumprir os dois primeiros itens, pois será um motivador para que possam aceitar a Jesus.

Sabe porque alguns crentes sinceros acham isto difícil? Porque não entendem a sua responsabilidade para com Deus.

E esta responsabiliade começa por procurar ter uma vida de santificação (Hb 12:14). É o ato, estado e processo de se tornar SANTO (Rm 6:19-22; 1Ts 4:1-7). É realizada na vida do salvo pela ação do Espírito Santo (2Ts 2:13; 1Pe 1:2). Quando procuramos ter uma vida de santificação demonstramos ser responsáveis diante de Deus, observe que para isto temos que abandonar toda prática pecaminosa e não fazer qualquer coisa que possa prejudicar nosso irmão.

Precisamos ter cuidado com nossas palavras (Mt 12:35-37). O que mais prejudica nosso relacionamento com o Senhor é o uso indevido da nossa língua. O mau uso das palavras, muitas vezes, passa despercebido por nós, mas o Senhor afirma que nós iremos prestar contas de toda palavra inútil que proferirmos, são as palavras que falamos a respeito do nosso pastor, líder, companheiro(a) de igreja e pessoas com as quais convivemos. Isto demonstra termos um coração pecaminoso e mau, pois mostramos o que está nele com nossas palavras. Da nossa boca deverá sair somente palavras de bênção, nunca de maldição.

Prestaremos contas dos nossos atos (1Co 3:13). Não precisamos sair bradando que fazemos o bem, nem dizer a todos que somos responsáveis para com Deus, são nossas atitudes que provarão tudo isto. No grande Dia do Senhor nossa obra será mostrada claramente.

O Tribunal de Cristo nos espera (2Co 5:10). Este texto fala que vamos ser galardoados no Tribunal de Cristo mediante aquilo que fizermos por meio do Corpo. Paulo se refere ao Corpo de Cristo que é a Igreja e seus membros. É aqui que provamos nossa responsabilidade para com Deus. Muitas pessoas pensam que devem responder diretamente a Deus sua responsabilidade, mas ele deixou o anjo da Igreja que é o pastor ou líder para prestarmos contas das nossas responsabilidades e sermos ajudados nas dificuldades em cumprí-las.

Conclusão

Tenhamos maior responsabilidade com as coisas de Deus. Tudo o que se faz na igreja, não importa o quê, pode ser um lazer, uma atividade social (chá, churrasco, feijoada, passeio, viagem etc.), tem que ser feito com compromisso. Nunca pense fazer para que o pastor veja, você está fazendo para Deus e Ele merece o melhor.

Quem convoca, organiza e dirige são os homens, mas a glória é só de Deus.

Um dia compareceremos diante do Tribunal de Cristo para recebermos o galardão por aquilo que tivermos feito por meio do Corpo que é a Igreja. Naquele dia todas as coisas serão reveladas e o Senhor, o Justo Juiz, nos recompensará pela responsabilidade com que fizemos a sua obra.

Nunca deixe de obedecer a seu pastor e seus líderes, aqui devemos prestar contas das nossas responsabilidades a eles, pois representam Deus e são responsáveis por nossa alma. Não esquecendo que no seu lar você deve obediência aos seus pais, no serviço aos patrões, na pátria seus governantes e assim por diante.

Que Deus possa lhe guardar em amor e que o nome do Senhor seja glorificado por meio da sua vida de responsabilidade para com Ele e sua obra. Seja muito abençoado, em Nome de Jesus! Amém.

0 comentários: