quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Perdas e decepções

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". Jeremias 29.11

Definição:
- Perdas: todo e qualquer dano, seja emocional, físico ou psicológico.
- Decepções: todo desapontamento ou desilusão causada por mim mesmo, pelos outros ou pelas circunstâncias.

Algumas verdades acerca de perdas e decepções:

Não é possível prevê-las .
Não há como evitá-las.
Todos estão sujeitos a enfrentá-las.
Elas mudam nossos paradigmas.
Afetam nossa cosmo visão.
Nossa reação define seus efeitos.

Deus restaura as perdas e decepções, mas nós precisamos decidir se aceitamos o tratamento
divino ou prosseguimos concentrados em nossas dores.
O Rei Davi, o mais importante dos reis de Israel, a despeito de seu relacionamento pessoal com Deus, teve dores, decepções e perdas profundas. Hoje examinaremos um momento de profunda decepção pessoal e uma perda irreparável. A maneira como ele lidou com essa situação tem muito a nos ensinar.

Texto bíblico: 2 Samuel 11, 12.

Os erros:

" Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá Mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: "É Bate-Seba filha de Eliã e mulher de Urias o hitita". Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação.
Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava
grávida" (2 Samuel 11. 1-5).

De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. Nela escreveu: "Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra". Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes.
Quando os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e morreu também Urias, o hitita (2 Samuel 11. 14-17)

A perda:

E o SENHOR enviou a Davi o profeta Natã Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado.
Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e
até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. "Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre". Então Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã:
"Juro pelo nome do SENHOR que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".
"Você é esse homem!", disse Natã a Davi. E continuou: "Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel:
'Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor.
Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais
ainda. Por que você desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher'.
"Assim diz o SENHOR: 'De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia' ".
Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o SENHOR!"
E Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado
Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o SENHOR, o menino morrerá".
(2 Samuel 12. 1 – 14).

A Reação de Davi

Depois que Natã foi para casa, o SENHOR fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.
E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou
comer. Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta, e comentaram: "Enquanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança morreu? Ele poderá cometer alguma loucura!" Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: "A criança morreu?" "Sim, morreu", responderam eles. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu. Seus conselheiros lhe perguntaram: "Por que ages assim?
Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes!" Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o SENHOR tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas
agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até
ela, mas ela não voltará para mim". Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. O SENHOR o amou". (2 Samuel 12. 15 – 24).

Baseado na experiência de Davi, vamos examinar alguns passos que você deve dar a fim de
ser curado de suas decepções e perdas.

Assuma sua responsabilidade – 2 Samuel 12. 13a.

Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!"
Resista a tentação de transferir a responsabilidade
Não assuma a responsabilidade dos outros
Confesse e abandone o pecado – Salmo 32. 3- 5
"Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas.Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado".

A confissão promove a humildade que agrada a Deus.
A confissão abre o coração para mudança de atitude.

Aceite o perdão – 2 Samuel 12.13.b.
"E Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado".

Creia no perdão divino.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos
purificar de toda injustiça". (1 João 1. 9).

Busque o perdão daqueles aos quais você feriu.
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu
irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com
seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
(Mateus 5. 23,24).

Perdoe a si mesmo – Mateus 19. 19b
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo".

Reconheça suas limitações e imperfeições.
Valorize aquilo que você é.

Perdoe os que lhe feriram – Lucas 11.4
"Perdoa-nos os nossos pecados, pois também
perdoamos a todos os que nos devem". (Lucas 11.4).
O perdão nos liberta do passado.
O perdão nos prepara para o futuro

Encare a realidade da dor – 2 Samuel 12. 15-17.
"Depois que Natã foi para casa, o SENHOR fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.
E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitadono chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer".

A negação apenas maquia a dor e prolonga a crise.
Tocar na dor nos prepara para o milagre da cura.

Busque a presença de Deus em adoração – 2 Samuel
12.20.
"Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou".

Existe um poder libertador na adoração.
A adoração me leva a reconhecer a perfeição e poder divinos que geram a cura.

Abandone o luto intencionalmente e prossiga- 2 Samuel 12. 20-24.
"E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu. Seus conselheiros lhe
perguntaram: "Por que ages assim? Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes!" Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda
estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o SENHOR tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim". Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão.O SENHOR o amou.

A cura é precedida por uma firme decisão interior.
As perdas e decepções somente o controlarão enquanto você permitir!

Conclusão:

As perdas e decepções afetarão decisivamente nosso futuro, a menos que aceitemos a proposta divina de restauração. Quando permitimos que Deus trate das nossas feridas, Ele mesmo garante nosso futuro. Escolha hoje mesmo confiar suas dores ao Senhor entregando a Ele o controle de sua vida. Dê os passos que aprendemos com Davi, e Ele o restaurará da mesma maneira.

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para
sempre". (Hebreus 13.8).

0 comentários: