segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Tribunal de Jesus e a Sentença da Graça

João 21

Uma semana repleta de julgamentos, condenações e sentenças. Sentenças para a menina, seu namorado e seu futuro cunhado, que por vários motivos, mataram os pais dela. Sentença de morte decretada: os pais dela foram assassinados.

A situação dos limites e posses das terras no oriente. Sentença decretada: guerra. Os condenados de dentro da cadeia sentenciam a própria polícia. Sentença decretada: vários policiais assassinados. Bombas atômicas são testadas em diversos locais do mundo. Sentença decretada: terremotos e inundações. Um homem bêbado, nove crianças, um barco furado e uma represa perigosa. Sentença decretada: sete crianças mortas. Um carpinteiro e doze homens, um evangelho. Sentença decretada: crucifica o carpinteiro.

No momento que Jesus fixou o olhar em Pedro (Lc. 22: 61-62), ele saiu pelas ruas e becos de Jerusalém chorando amargamente. O leite estava derramado. Muito diferente que dos tribunais do mundo, encontramos lições preciosas:

I - O TRIBUNAL DE CRISTO

Jesus foi condenado à cruz e Pedro não estava junto dEle. Depois da ressurreição, o Senhor aparece várias vezes e a variados discípulos e não se dirige ao apóstolo: primeiro fala com Maria Madalena; a seguir aparece na casa; depois aos discípulos no Caminho de Emaús; mais tarde, novamente, na casa e conversa com Tomé. E a Pedro não dirigiu uma palavra sequer. Creio que isso foi uma tortura ao apóstolo.

II - A SENTENÇA DA GRAÇA

Se dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo, por um lado, não somos consumidos pela sua ira por causa das suas muitas misericórdias.

Certo dia, estando Pedro pescando com mais seis apóstolos, o Senhor Jesus aparece e se dirige, pessoalmente a Pedro. Ele, ao ser argüido pelo Senhor passa por três processos: Reabilitação. Ele diz que o ama e o Senhor Jesus o reabilita, perante os outros discípulos, curando-o, interiormente, de sua consciência traidora; Designação. O Senhor o designa a ser pastor de almas (não mais pescador de almas) e, Compromisso. Após Jesus o chama a um compromisso de morte, profetizando que Pedro estaria dando a vida pelo Senhor.

Conclusão: Observe que Pedro é o reflexo das nossas fraquezas e pecados, mas tendo também a grata satisfação em saber que temos um Poderoso Advogado no Céu que é Jesus. Leia 2 Coríntios 1:9-11.

0 comentários: