segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A oração que Deus recompensa


Para ler Mt 6:5-8

Para responder

1. Jesus cita dois exemplos negativos de oração nos versos 5 e 7. Quais são?

2. O vocábulo hipócrita diz respeito àquele que não é ou não tem o que demonstra. Aparece 18 vezes na Bíblia (edição revista e atualizada de Almeida). Só é achado nas palavras de Jesus, quase sempre em O Evangelho Segundo Mateus (14 vezes). O hipócritas dão esmolas, oram e jejuam para serem vistos ou glorificados pelos homens. Três vezes, no Sermão da Montanha, Jesus diz que "eles já receberam a recompensa" (6.2,5 e 16). Que recompensa é esta?

3. Qual o significado de entrar no quarto e fechar a porta para orar? A recomendação é para ser entendida ao pé da letra?

4. A oração verdadeira ou adequada é recompensada? Como?

5. Jesus condenou as vãs repetições usadas pelos gentios (6.7), mas ensinou a importunação nas orações, como se l6e nas parábolas de Lc 11.5-8 e 18.1-8. Qual a diferença entre vãs repetições e importunação (ato de incomodar com súplicas repetidas ou pedidos insistentes?).
6. Quantas vezes Paulo orou sobre o espinho na carne (2 Co 12.8)? quantas vezes Jesus orou sobre o cálice da morte no Getsêmani (Mt 26.39-44)? Quantas vezes a mulher cananéia pediu a Jesus por sua filha horrivelmente endemoniada (Mt 15.21-28)? Por quantos dias orou Davi pela criança de Bate-Seba (2 Sm 12.15-18)? Por quantos anos teria orado Isaque por sua esposa que era estéril (Gn 25.19-26)?

7. De acordo com o verso 8, Deus sabe o de que temos necessidade, antes que lho peçamos. Mas Jesus mesmo manda pedir, buscar e bater (Mt 7.7-11). A oração é uma exposição de nossas necessidades ou uma exposição de nossa dependência de Deus?

Para pensar (assinale as afirmações corretas)
- O elogio de que oramos é mais importante que a própria oração.

- As vãs repetições são rezas formais, repetidas economicamente.

- Não há mal em pedir a mesma cousa a Deus diversas vezes, desde que Ele não me tenha dado ainda uma resposta clara.

- Eu oro para fornecer a Deus uma relação de cousas que ele deve providenciar para mim.

Para praticar

1. Tente falar apenas com Deus quando orar.

2. Evite as repetições inconscientes ou formais.

3. Insista em suas orações.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PORQUE O MAL NOS ATINGE

João : 16- 33- 33

Nunca fiz mal a ninguem. Sou crente fiel. Mas porque Senhor? (No mundo tereis aflições).

Quero colocar 4 motivos principais "porque o mal chega até nós"

1ª- HUMANIDADE: (Sou humano) O sol nasce para todos. Mt 5:45 - Ecl 9:12 Tudo sucede igualmente a todos. Somos humanos, o mal acontece a todos. Alguns acham que é Maldição Hereditária. Outros dizem só acontece aos pecadores. Lc 13:3 (diz o Senhor.)

2ª- AÇÃO SOBERANA DE DEUS: (Permissão de Deus) Através de provações, ele nos corrige. Jó é exemplo. Jó 5:17 Devemos aceitar a correção. Hb 12:5.7 Ele corrige a quem ama.

3ª- AÇÃO DE SATANÁS: II Co 2:11 Não o ignore. (ele é bom naquilo que faz) Sua missão; matar, roubar e destruir. Jo 10:10 Não devemos dar (brécha) lugar ao Diabo. Ef 4:27 Vigiai. I Pe 5:8,9 - Dragão = Asas de àguia (agilidade) - Patas de leão (força) - Calda de serpente (sagacidade)

4ª- ESTILO DE VIDA: Gal 6:7 Não vos engane, tudo que plantar, irá colher.

Quem bebe demais, o fim é cirrose. O fumante = câncer. O homossexual = aids (Romanos 1). O valentão = sempre Achará outro + valente - morte. O marido quebra tudo em casa, bate na esposa e ela abandona o lar. Não adianta colocar a culpa no diabo. O empregado não é esforçado, vive chegando atrasado. = Na hora de cortar os gastos o patrão vai mandar quem embora? - Fui despedido, acho que é perseguição porque sou crente. Que testemunho! tenho que ser exemplo. caso contrário sofrerei as consequencias. Se ultrapassar velocidade permitida. = Levo multa, correndo risco de acidente. Se gasto mais do que ganho. = SPC. Se comer demais, principalmente à noite. = Problemas no aparelho digestivo. (glutonaria) - Coma para Matar a fome e não para passar mal. - Gosto de uma picanha gordinha. = colesterol alto. Etc...

A solução Onde está... Há casos que nem corrente de oração adianta. "Podemos escolher o que semear, (livre arbítrio) mas somos obrigados a colher o que plantamos.¨"O que plantar isso irás colher.

A SOLUÇÃO É DEUS. Só ele pode mudar a tua história. Ex. povo de Israel. Deus abriu o mar. No deserto, deu agua da rocha, maná do céu, suas roupas não envelheceram. De dia, para proteger do sol deu-lhes uma nuvem. A noite para os proteger do frio deu-lhes uma coluna de fogo.

DEUS INTERFERE NA NATUREZA PARA NOS AJUDAR. Somos povo seu... Elias em época de estiagem (fome) Deus manda os corvos o alimentar. I Re 17:6

DEUS MOVE O SOBRENATURAL. Seguro estou. O malígno não pode nos tocar. 1 Jo 5:18,19 Não importa o que tu já fez no passado, o senhor pode agir a teu favor. NÃO MPORTA A ORIGEM DO MAL. O que importa é que DEUS TEM PODER. Alguem já te rotulou dizendo; esse já não tem mais jeito!. Só o Senhor tem poder para Quebrar toda a maldição, Tem poder para cortar todo o mal. Não diga, não tem solução. Não posso!.. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. Fil 4:13 Para tudo tem solução, com Cristo venceremos. SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS. Rm 8:31 O senhor te dará força Para vencer. Rm 8:18 - " DEUS TEM PODER PARA INTERFERIR EM TODOS OS PROCESSOS DA SUA VIDA". Só ele pode mudar a sua história. 1 Pe 5:10 E o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, Depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A IGREJA QUE JESUS NÃO APROVA

Você já parou para pensar e refletir um pouco sobre essa possibilidade? Então, vamos desenvolver um rápido estudo sobre este tema:

"FORA FICAM OS CÃES, OS QUE PRATICAM FEITIÇARIA, OS QUE COMETEM IMORALIDADES SEXUAIS, OS ASSASSINOS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS QUE AMAM E PRATICAM A MENTIRA" Apocalipse 22:15 (NVI)

1) A IGREJA QUE ABANDONA O PRIMEIRO AMOR

Contra você, porém, tenho isto: VOCÊ ABANDONOU O PRIMEIRO AMOR. Apocalipse 2:4 (NVI)

Isto se refere ao primeiro (na ordem de prioridades) e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por Cristo e sua Palavra (Jo 14:15,21; 15:10).

(1) Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina correta, obedecer a alguns dos mandamentos e ir aos cultos na igreja não bastam (Mt 5:17). A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a Jesus Cristo e sua Palavra como um todo (2 Co 11:3; cf. Dt 10:12).

(2) O amor sincero a Cristo resulta em devoção sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade (2 Co 11:3; ver Mt 22:37,39 notas; Jo 21:15 nota). (BEP)

2) A IGREJA QUE SEGUE ENSINOS DE FALSOS PROFETAS

No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ENSINOS de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. Apocalipse 2:14 (NVI)

Balaão foi um falso profeta que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade (Nm 22:5,7; 25:1,2 nota; 31:16; 2 Pe 2:15 nota). A doutrina de Balaão refere-se, portanto, a mestres e pregadores corruptos que, em Pérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias; tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinha mestres que ensinavam ser a fé salvífica em Cristo compatível com a prática da imoralidade. (BEP)

3) A IGREJA QUE TOLERA FALSOS PROFETAS NO SEU SEIO

No entanto, contra você tenho isto: você TOLERA Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Apocalipse 2:20 (NVI)

Um pecado prevalecente na igreja de Tiatira era a tendência de tolerar o pecado, a iniqüidade o ensino antibíblico entre seus líderes (vv.14,20). João cita uma pessoa específica: Jezabel, nome este derivado da Jezabel do AT e que representa a idolatria e a perseguição aos santos (1 Rs 16:21; 19:1-3; 21:1-15; ver 21:25 nota). Alguns em Tiatira provavelmente aceitaram os falsos mestres, pelo fato de falarem em nome de Deus e terem grande popularidade e influência.

Cristo condena o pecado da transigência com o erro. Devemos rejeitar qualquer preletor que coloca suas próprias palavras acima da revelação bíblica (ver 1 Co 14:29 nota) e declara que Deus aceita, na igreja, a quem comete atos imorais, participando dos prazeres pecaminosos do mundo. Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de paz, harmonia, autopromoção ou dinheiro. Deus excluirá tal igreja, juntamente com os seus líderes (vv. 20-23; ver Também Lc 17:3,4 nota) - (BEP)

4) A IGREJA QUE PARECE ESTAR VIVA, MAS É MORTA

Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, MAS ESTÁ MORTO. Apocalipse 3:1(NVI)

A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente uns poucos membros permaneciam fiéis ao evangelho. Exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade. É possível que tivesse uma forma impressionante de adoração, mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo. Jesus, no entanto, via os seus corações. (BEP)

5) A IGREJA QUE É MORNA

Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:15,16 (NVI)

Esta é a descrição da condição espiritual da igreja de Laodicéia.

(1) A igreja morna é aquela que transige com o mundo e, e comportamento, se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na realidade, é espiritualmente "desgraçada e miserável" (vv. 17,18).

(2) Cristo faz a esta igreja uma séria advertência no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual (vv. 15-17).

(3) Cristo faz também um convite sincero para que se arrependa e seja restaurada a uma posição de fé, justiça, revelação e comunhão (vv. 18,19).

(4) Nesta era de igreja morna, firmes são as promessas de Cristo às igrejas vencedoras. Ele virá a elas com bençãos e no poder do Espírito Santo (vv.20-22), e abrirá uma porta para que possam glorificar o seu nome e proclamar o evangelho eterno (v.8).

"FORA FICAM OS CÃES, OS QUE PRATICAM FEITIÇARIA, OS QUE COMETEM IMORALIDADES SEXUAIS, OS ASSASSINOS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS QUE AMAM E PRATICAM A MENTIRA" Apocalipse 22:15 (NVI)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Shekinah de Deus

É hora de meditar ...

Shekinah de Deus em Nossas Vidas.

Êxodo 13:21-22; Números 9:15-23

Se existe algo que realmente precisamos em nossas vidas, isto é a Shekinah de Deus.

Muitos estão correndo de um lado para o outro à procura de algo que realmente possa satisfazer sua vida, porém uma corrida em vão, nada pode satisfazer uma alma sedenta, do que a presença de um Deus vivo, soberano, real.

Um Deus que possa guiar seu povo em meio à lutas, que possa levar o seu povo sedento as águas tranqüilas e ainda dar um descanso real e eterno.

A nuvem de Deus é o nosso Guia.

V. 17-18 Quando Faraó permitiu o povo ir, Deus mudou o caminho deles, porém o mesmo Deus se incumbia de ser o guia, guiando-os através de uma nuvem. V. 21-22 esta nuvem servia como guia, e um tipo de proteção ao povo. E era a certeza que Deus estava com eles no deserto. A nuvem era a presença de Deus no meio do povo. Daí se deriva a palavra SHEKINAH: a presença viva de Deus no meio do povo.

A necessidade da Shekinah de Deus em nossas vidas para nos dar direção

Como já sabemos o significado de Shekinah, agora precisamos aplicá-la em nossas vidas.

Em Números 9:15 à 23, mostra que o povo se orientava e agia conforme a nuvem, eles entendiam que se a nuvem parasse era Deus falando para parar, se a nuvem andasse era Deus falando para caminhar. Fazendo assim o povo era guiado em segurança, e sabiam que estavam fazendo as coisas certas (debaixo da nuvem da vontade de Deus).

Shekinah de Deus está nos envolvendo ainda hoje

Quando somos evolvidos pela nuvem, pela glória de Deus, somos orientados, protegidos e grandemente abençoados. Esta é a verdadeira necessidade da humanidade, das pessoas, das igrejas nestes últimos dias de tanta necessidade espiritual.

Nós nos deixamos envolver por costumes, conversas, concupiscências (desejos exagerados) e tantas outras coisas que fere a Deus. Creio que nestes dias Jesus está ministrando mais e mais da sua Shekinah naqueles que se deixam ser levados por esta nuvem.

Conclusão: E você, está sendo envolvido pela SHEKINAH de Deus ou pelas coisas desta terra. Deixe Deus te guiar, orientar, proteger você nestes dias. Deixe essa nuvem de gloria pairar sobre você nesta noite.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Discernimento!

Discernimento

"A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo." (Ezequiel 44:23)

Este texto é dirigido aos sacerdotes, e eu recomendo não continuar sem ler o texto todo desde o verso 10.

Entendemos, pelo Novo Testamento, que todos somos sacerdotes, no sentido do acesso direto a Deus, sem necessidade de outro intermediário que não o Senhor Jesus. Mas é perfeitamente válido um paralelo destes sacerdotes com nossos líderes, pastores e missionários, por causa do seu papel de liderança e condução do povo que se chama pelo nome dEle.

Distinguir o santo e o profano é mais do que dizer que esta música pode e aquela não, ou esta roupa pode, ou este corte de cabelo, ou este emprego. É muito mais no sentido de entender o imundo e o puro, para que não sejamos confundidos com qualquer vento que sopre sobre nós.

O imundo e o puro estão no interior e não na aparência. É claro que a aparência pode mostrar o interior, como no modo de se vestir por exemplo - uma mulher com roupas muito provocantes não pode ignorar que gera desejo. E, às vezes, beira o escandaloso. Uma tatuagem de um dragão cuspindo fogo sobre o planeta Terra não demonstra muito apreço à criação de Deus.

Mas o problema não está no que se vê, pois às vezes tudo parece muito bom e bem feito, dentro dos moldes aceitáveis. Muito bem e discretamente vestida, mas adulterando - muitas vezes em pensamento, como o Senhor Jesus nos advertiu que seria tão pecado quanto adulterar fisicamente. Sutil? NÃO, claríssimo, desde que lido na Palavra de Deus.

Nosso interior precisa ser limpo, santo, e não profano. O sentimento e a intenção contam muito para Deus, ainda mais se formos líderes ou pastores. Aos liderados, cabe aprender com os que lideram, sem submissão burra mas com entendimento pela Palavra e pelo Espírito deDeus.

"Pai, quero ter o Teu discernimento do que é puro ou imundo."

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Custo da vida cristã

O Custo da Vida Cristã

Lucas 9-57-62

Quando você é convidado a fazer parte de uma empresa, você logo vai ouvir "é para vestir a camisa hêin!" e o mais conhecido, "entrou na chuva é para se molhar". Todos esses dizeres é para expressar a seguinte verdade: você está conosco em toda e qualquer situação.

Jesus nos ensina esta verdade em Lucas 9:57-62, Ele nunca fez questão que alguém o seguisse, mais se o tal quisesse, deveria fazer isso com fidelidade até o fim. Porém há um preço a ser pago, um preço muito alto, e é por isso que muitos que querem seguí-lo param no meio do caminho; quando vão fazer as contas o custo é muito caro, e resolvem então "seguí-lo" de uma outra maneira ou então abandoná-lo.

O Grande Problema é seguir a Jesus sem fazer os Cálculos. V. 57 e 58 Nesta passagem alguém se apresenta para seguir a Jesus, mas parece ter-se apresado e precipitado, sem calcular o custo desta decisão. Se quisermos seguir a Jesus, devemos deixar de lado todo pensamento de grandes coisas deste mundo. Não podemos pensar em servir a Deus pensando em vantagens mundanas. Pensar que uma vez com Jesus todos nossos problemas sumirão, isto não é realidade, pois a palavra de Deus diz: em II Timóteo 3:12 aqueles que querem seguir a Jesus piedosamente sofrerão perseguições ,lutas ...

O Outro Problema é Seguí-lo Apresentando Desculpas. V. 59 Jesus convida para seguí-lo, porém sua resposta é: espere eu ... Sempre apresentando uma desculpa, não dá seguir a Jesus. Se você diz: Depois que eu mudar eu vou, isto é mentira! Se você diz: Eu sou pecador, meus pecados são grande demais, isto é mentira. Se você diz: Deus não vai me aceitar, isto é outra mentira! Eu nunca roubei nem matei, porque sou pecador? outra, mentira!

Querer seguí-lo com o coração no mundo, V.61 este apresenta disposto para seguir, porém demonstra uma preocupação do mundo em seu coração. Ninguém consegue fazer algo se o seu coração não estiver naquele negocio. v.62 Aqueles que entram na obra de Deus, devem estar dispostos a seguir, ou de nada servirão.

E então está disposto a seguí-lo? Qual foi o resultado de fazer os cálculos do custo? Vale a pena??? Mas tenha certeza vale a pena, faça como a Paulo considere perda aquilo que você achava lucro.

É hora de orar ...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ser Fiel

ESTUDANDO A PALAVRA:

Tema: Ser Fiel

Texto: Apocalipse.02:10 Habacuque. 3:17

Introdução:

Fiel significa cumprir o combinado, fazer o que se deve. Devemos lembrar e celebrar a nossa Aliança com Jesus. Aliança que foi feita em fidelidade por Jesus na cruz.

A palavra chave do texto é Até.

Até quando devo ser fiel a Deus nesta aliança? Até que ponto devo ser fiel a Deus? Exemplo do casamento: até que a morte o separe, morte indica o final de todas as coisas. Exemplo de Pedro: ser fiel a Jesus até enquanto Jesus o elogiava, depois que Jesus o chamou de satanás não.

Até que ponto? qual é o limite? Até na tentação da carne? Até nas perseguições? Até os desafios que a vida crista apresenta: Mateus 7:24-27 chuvas , rios, ventos, tempo de dificuldades. Nas necessidades?

Temos que ser fiel até o ainda. Habacuque 3-17. Ainda que tudo se parece perdido devo ser fiel. Ainda que doa, ainda que isso me custe a própria vida. Ainda, Ainda, Ainda...

Conclusão: Temos que ser fiel a Jesus ainda que ...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Culpa? Graça?

Boas Notícias Sobre Graça - 1

Tiago 2:10 "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente." (NVI)

1. O QUE É CULPA?

"As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável." Salmo 38:4 (NVI)

Culpa é uma luz de advertência.

Nós tentamos ignorar isto ou fingir que isto não está lá.

HÁ DOIS TIPOS DE CULPA: A Genuína e A Falsa

"Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?" Gálatas 3:3

TRÊS TESTES PARA DETERMINAR A DIFERENÇA ENTRE VERDADEIRA E FALSA CULPA

  • O foco está nas pessoas ou em Deus?

Dr. Paul Tournier diz:

"A falsa culpa é a que que vem como resultado dos julgamentos e das sugestões de homens."

  • É vago ou é específico?

Satanás está no campo nebuloso, vago - Deus é específico.

  • São regras ou relacionamentos?

Eu quebrei as regras - ou - eu feri alguém.

As regras ficam mais importantes que os relacionamentos.

A falsa culpa nos esconde do trabalho milagroso de Deus e isto nos liga às regras meticulosas de homens.

2. NOSSO "JEITINHO" DE "LIDAR" COM A CULPA

"7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. 8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do SENHOR Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim. 9 Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?" 10 E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". 11 E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?" 12 Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi"." Gênesis 3:7-12 (NVI)

SEMPRE REAGIMOS DE TRÊS MANEIRAS

  • Com vergonha
  • Escondendo
  • Culpando

3. O MODO DE DEUS "LIDAR" COM AS NOSSAS CULPAS: COM A SUA GRAÇA

ATITUDES DE RESTAURAÇÃO

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9

1. Confesse seus pecados.

Quando pecamos nós fazemos uma das duas coisas - escondemos ou culpamos.

"Tu bem sabes como fui insensato, ó Deus; a minha culpa não te é encoberta." Salmo 69:5 (NVI)

ATITUDES DE RESTITUIÇÃO

A QUEM NÓS CONFESSAMOS?

  • PARA DEUS
  • PARA OUTROS

Nosso Deus é um Deus revelador. reconhecer o seu cuidado sobre a nossa vida é o primeiro passo para alcançarmos a restauração e a restituição sobre as nossas vidas.

"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz." Tiago 5:16

2. Confie no Caráter de Deus

"... ele é fiel e justo ..."

"Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura." Hebreus 10:22 (NVI)

3. Aceite o Perdão de Deus

... nos purificar de toda injustiça ..."

"Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus." João 3:18 (NVI)

Deus não só quer o livrar de sua culpa, Ele quer usá-lo de um modo novo. Isso são as boas notícias da sua Graça.

"Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado." Salmo 32:5 (NVI)

A Graça do Senhor nos leva a caminhar em Restauração e Restituição.

A Graça do Senhor nos leva a caminhar em Cristo.

Isaías 61:7 e 8

VERGONHA (MALDIÇÃO) -> PORÇÃO DUPLA (BENÇÃO)

HUMILHAÇÃO (ABAIXO) -> HERANÇA (ACIMA)

TRISTEZA -> ALEGRIA ETERNA

... "amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade" ...

João 10:10

VIDA ROUBADA -> VIDA PLENA

Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição - Jeremias 31:31-34

Cumprimento da Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição - Lucas 22:19-20

Cumprimento da Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição nos nossos relacionamentos diários - 1 Coríntios 10

Cumprimento da Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição na comunhão da igreja - 1 Coríntios 11:23-34

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Uma Vida no Altar

ATOS 1:54-60


INTRODUÇÃO

O altar é o lugar em que a oferta a Deus é deixada. No entanto, ele não pode mais ser materializado, pois a adoração deve ser permanente. Uma vida no altar é aquela que busca agradar a Deus em todos os instantes. Uma vida no altar busca servir ao Pai por tudo aquilo que ele é, sempre foi e sempre será. Estêvão ensina nesse texto o que é, na prática, ter "Uma Vida no Altar do Pai".

I. É COMPROMISSO INCONDICIONAL SEM SE IMPORTAR COM AS PRESSÕES QUE RECEBE

1. A sua maior façanha foi cumprir com a vontade divina, isto é, fez o que devia fazer, pregou a palavra e não se acovardou.

2. Teve plena certeza de que a sua vida estaria com o Pai e nada podia atrapalhar isso.

II. É CAMINHAR NA AQUI NA TERRA, MAS EM TOTAL SINTONIA COM A GLÓRIA DO PAI

1. Estêvão teve a sensibilidade espiritual, pois, sabendo que a penalidade da sua pregação lhe acataria em morte olhou para o céu e viu a glória de Deus.

2. A sintonia com a glória do céu fez com que ele se certificasse o céu se agradara de sua oferta.

III. É NÃO REVIDAR AS PRESSÕES HUMANAS

1. O povo se sentiu ofendido com a pregação de Estêvão, por isso, responderam com apedrejamentos.

2. Ele por certo morreria e mesmo assim não respondeu a eles e sim, intercedeu ao Pai para que não os considerasse culpados desse mal.

IV. É FAZER UMA ENTREGA TOTAL A DEUS, INCLUSIVE O PRÓPRIO ESPÍRITO

1. A atitude dele demonstro a consciência de dever cumprido.

2. A morte não era nada para ele, pois estaria com o Pai na eternidade.

3. Estêvão não hesitou em entregar o seu espírito.

CONCLUSÃO

Uma vida no altar é a total dedicação a Deus de tudo aquilo que temos e daquilo que somos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Chamados à responsabilidade

Hoje é muito comum reclamarmos diante de uma situação turbulenta quem foi o responsável. Quem não viu antes? Quem responderia pelos danos ou seja, quem pagaria as contas mau feitas? Ou ainda, de quem é a culpa pelo desleixo?

Se prestarmos bem a nossa atenção para a Palavra de Deus descobriremos algumas lições preciosas. Descobriremos que somos chamados por Deus à uma responsabilidade muito especial que se destaca das demais. É a responsabilidade com o mundo. Como ela se caracteriza? e, Como posso praticá-la?

A primeira lição é a base de todas as outras: devo ter uma enorme responsabilidade com a igreja. Pois, a igreja é a minha família da fé, nela vivem diariamente pais, mães, irmãos e filhos espirituais.

Assim começo a descobrir que preciso pregar o Evangelho ao mundo (Mc 16:15), mas só depois de conseguir ter responsabilidade com a minha igreja é que terei com o mundo. Como posso dizer que amo as almas que nem conheço se não sou capaz de amar meu irmão? Sou responsabilizado pelo Senhor a pregar o Evangelho a toda criatura, isto é uma ordem imperativa, no grego está no gerúndio "indo", que dá idéia de continuidade. Paulo dizia que lhe era imposta a obrigação de evangelizar, esta responsabilidade começa com aquelas pessoas que convivo e que ainda não aceitaram o Evangelho da salvação.

Não só isso, descubro o valor de testemunhar (At 20:24-27). Que valor tem sua vida, qual o preço? Paulo disse que se ele não estivesse testemunhando de Cristo não haveria nenhuma preciosidade em sua vida. Testemunhar é estar no lugar de Cristo, ser representante dele, ser mártir. Como represento a Cristo? Testemunho ao mundo por intermédio das minhas atitudes, caráter e comportamento? Sou responsável em mostrar Cristo ao mundo por meio da minha vida. Ele deve estar encarnado em mim de tal maneira que o mundo possa ver seu brilho em mim. Em At 26:22 a expressão "dando testemunho" é martureo em grego, de onde se origina a palavra "mártir" sugerindo que uma testemunha é alguém disposta a morrer por seu testemunho. Você já pensou que isso é muito sério?

Descubro também que outra atitude é levar as almas a Cristo (Lc 19:10). Depois de evangelizar e testemunhar é o momento de levar as almas a Cristo convidando-as para estarem conosco à nossa igreja, participarem de um culto ou outra reunião e, também, convidando-as a receberem Jesus em seu coração. Precisamos cumprir os dois primeiros itens, pois será um motivador para que possam aceitar a Jesus.

Sabe porque alguns crentes sinceros acham isto difícil? Porque não entendem a sua responsabilidade para com Deus.

E esta responsabiliade começa por procurar ter uma vida de santificação (Hb 12:14). É o ato, estado e processo de se tornar SANTO (Rm 6:19-22; 1Ts 4:1-7). É realizada na vida do salvo pela ação do Espírito Santo (2Ts 2:13; 1Pe 1:2). Quando procuramos ter uma vida de santificação demonstramos ser responsáveis diante de Deus, observe que para isto temos que abandonar toda prática pecaminosa e não fazer qualquer coisa que possa prejudicar nosso irmão.

Precisamos ter cuidado com nossas palavras (Mt 12:35-37). O que mais prejudica nosso relacionamento com o Senhor é o uso indevido da nossa língua. O mau uso das palavras, muitas vezes, passa despercebido por nós, mas o Senhor afirma que nós iremos prestar contas de toda palavra inútil que proferirmos, são as palavras que falamos a respeito do nosso pastor, líder, companheiro(a) de igreja e pessoas com as quais convivemos. Isto demonstra termos um coração pecaminoso e mau, pois mostramos o que está nele com nossas palavras. Da nossa boca deverá sair somente palavras de bênção, nunca de maldição.

Prestaremos contas dos nossos atos (1Co 3:13). Não precisamos sair bradando que fazemos o bem, nem dizer a todos que somos responsáveis para com Deus, são nossas atitudes que provarão tudo isto. No grande Dia do Senhor nossa obra será mostrada claramente.

O Tribunal de Cristo nos espera (2Co 5:10). Este texto fala que vamos ser galardoados no Tribunal de Cristo mediante aquilo que fizermos por meio do Corpo. Paulo se refere ao Corpo de Cristo que é a Igreja e seus membros. É aqui que provamos nossa responsabilidade para com Deus. Muitas pessoas pensam que devem responder diretamente a Deus sua responsabilidade, mas ele deixou o anjo da Igreja que é o pastor ou líder para prestarmos contas das nossas responsabilidades e sermos ajudados nas dificuldades em cumprí-las.

Conclusão

Tenhamos maior responsabilidade com as coisas de Deus. Tudo o que se faz na igreja, não importa o quê, pode ser um lazer, uma atividade social (chá, churrasco, feijoada, passeio, viagem etc.), tem que ser feito com compromisso. Nunca pense fazer para que o pastor veja, você está fazendo para Deus e Ele merece o melhor.

Quem convoca, organiza e dirige são os homens, mas a glória é só de Deus.

Um dia compareceremos diante do Tribunal de Cristo para recebermos o galardão por aquilo que tivermos feito por meio do Corpo que é a Igreja. Naquele dia todas as coisas serão reveladas e o Senhor, o Justo Juiz, nos recompensará pela responsabilidade com que fizemos a sua obra.

Nunca deixe de obedecer a seu pastor e seus líderes, aqui devemos prestar contas das nossas responsabilidades a eles, pois representam Deus e são responsáveis por nossa alma. Não esquecendo que no seu lar você deve obediência aos seus pais, no serviço aos patrões, na pátria seus governantes e assim por diante.

Que Deus possa lhe guardar em amor e que o nome do Senhor seja glorificado por meio da sua vida de responsabilidade para com Ele e sua obra. Seja muito abençoado, em Nome de Jesus! Amém.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A Nossa Propaganda

" Vinde e vede as obras de Deus:

tremendos feitos para com os filhos dos homens!" Sl. 66.5

A nossa propaganda, diferente da propaganda comercial se baseia em fatos verídicos.

O "ide", o evangelismo, a propagação das boas novas.

O que motivaria um não crente a participar de um culto? O que seria o nosso "vinde"?

A Bíblia relata o mover da vida de Deus no meio do seu povo no livro de Atos 5.12: "Muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E costumavam todos reunir-se, de comum acordo, no Pórtico de Salomão". Aquele povo vivia a recente passagem de Jesus pela terra, criam no Senhor com todas as suas forças, onde abriam espaço para que o Senhor realizasse milagres e maravilhas através do seu Espírito Santo.

Todos os dias de nossas vidas vivemos os milagres do Senhor, muitos não paramos para observar e até deixamos de agradecer. Mas muito além disso, podemos viver maiores milagres e maravilhas se buscarmos verdadeiramente o Senhor e a sua palavra: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." (2Cro 7.14).

Temos vivido o fim dos tempos, onde os corações tem se esfriado, e a presença de Deus tem se afastado. No tempo de Jesus, a vinda do Espírito Santo era novidade, hoje essa novidade tem se confundido com o falso evangelho, fruto da falta da leitura da palavra de Deus.

A nossa propaganda está em viver a vida de Deus, está em tomar posse da vida que Jesus conquistou para nós.

A vida de Deus é algo maravilhoso! É algo que o mundo não pode experimentar. Porém é preciso buscar, é preciso orar: "Orai sem cessar" (1Ts 5:17).

A partir do momento em que passarmos a buscar incansavelmente à caminhar em Cristo, a viver a palavra de Deus, aconteceram sinais e prodígios em nosso meio, então estaremos dando credibilidade nas nossas pregações, e poderemos convidar os não cristãos a ver os tremendos feitos do Senhor. ("Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos." At 2.43)

Deixe de viver com os seus olhos no mundo, nas incertezas das circunstâncias da vida "porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1Jo 4.4), passe a viver pelo espírito, passe a caminhar em Cristo.

Jean Michel
tudojean.blogspot.com

sábado, 11 de outubro de 2008

Quantos anos vocês estão casados?

CURIOSIDADES

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO


ANOS BODAS

1 ano Bodas de Papel

2 anos Bodas de Algodão

3 anos Bodas de Couro

4 anos Bodas de Seda

5 anos Bodas de Madeira

6 anos Bodas de Ferro

7 anos Bodas de Platina

8 anos Bodas de Coral

9 anos Bodas de Cerâmica

10 anos Bodas de Estanho

11 anos Bodas de Aço

12 anos Bodas de Linho

13 anos Bodas de Renda

14 anos Bodas de Quartzo

15 anos Bodas de Cristal

16 anos Bodas de Turmalina

17 anos Bodas de Âmbar

18 anos Bodas de Ágata

19 anos Bodas de Marinha

20 anos Bodas de Porcelana

21 anos Bodas de Zircão

22 anos Bodas de Louça

23 anos Bodas de Marfim

24 anos Bodas de Turqueza

25 anos Bodas de Prata

30 anos Bodas de Pérola

35 anos Bodas de Coral

40 anos Bodas de Rubi

45 anos Bodas de Safira

50 anos Bodas de Ouro

55 anos Bodas de Esmeralda

60 anos Bodas de Diamante

65 anos Bodas de Jacarandá

70 anos Bodas de Vinho

75 anos Bodas de Brilhante

80 anos Bodas de Nogueira

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Feliz em Cristo

” Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados Ele apaga!
Feliz aquele que o Senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade” Sl. 32.1-2

“Feliz”, a palavra diz “feliz”, na sua bíblia talvez você encontre “bem aventurado”. Que maravilha!

Por Adão pecamos, Adão um único homem, por Jesus fomos libertos do pecado, um único homem. Ao contrario de Adão Jesus resolveu obedecer a Deus, resolveu cumprir o propósito de Deus para ele.

Jesus morreu, mas ressiscitou. Hoje somos livres!

Quando reconhecemos esta verdade o Senhor perdoa nossas maldades, apaga os nossos pecados, então somos felizes.

Caminhando em Cristo assim como Jesus resolvemos obedecer a Deus, passamos a agir sabiamente, e as nossas ações estão firmadas na palavra, então, não fazemos coisas más e não agimos com falsidade, somos felizes.

Seja feliz, você também!

A palavra de Deus chama de feliz aqueles a que O aceitam e caminham em Cristo. Caminhe em Cristo, ele é o único caminho para a felicidade.

Ore assim:
Senhor Jesus,
eu O quero como dono da minha vida,
eu O aceito como Senhor e Salvador da minha vida.
Senhor, obrigado por perdoar as minhas maldades,
e por apagar os meu pecados,
em nome de Jesus, amém.

Aleluia! Você acaba de dar um grande passo.
Agora você pode dizer “sou feliz”, pois a palavra de Deus se cumpre na sua vida.
Entre em contato conosco: contato@caminharemcristo.org, dizendo que agora você leu este post e fez a oração.

Jean Michel
tudojean.blogspot.com

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Ninguém está olhando

"Reputação é o que as pessoas pensam ao meu respeito. Caráter é
o que eu sou quando ninguém está me olhando." D. L. Moody

O que você faz quando ninguém esta olhando? Você trabalha tão
intensamente quando ninguém esta lhe observando? Você é confiável
e responsável, mesmo quando nenhum par de olhos estão a lhe
observar?

Uma vida bem sucedida depende do que você faz quando se tem
absoluta certeza que ninguém está lhe observando. Isto porque as
coisas que você faz quando ninguém esta olhando, são impulsionadas
por aquelas coisas que você espera de você mesmo. E tudo aquilo que
você espera de você mesmo ë exatamente aquilo que você se torna.

As sementes de grandes e preciosas realizações são semeadas quando
ninguém esta olhando. O atleta olímpico que ganhou uma medalha de
ouro e o qual teve a sua performance assistida por milhões de pessoas
ao redor do mundo é o mesmo que investiu muitos anos de treinamento
quando ninguém estava olhando. O milionário e bem sucedido
empreendedor investiu anos e anos de trabalho quando ninguém estava
olhando. O que você está fazendo hoje, quando ninguém esta
olhando?

"Sonda-me, o Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os
meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me
pelo caminho eterno." Salmos 139:23-24

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dormindo com tranquilidade

784529_tired_eyes.jpg

"Uma paz que brota do medo e não do coração é o oposto da paz."
Gersonides

Dormir é um tempo de restauração.
Nossos corpos se recuperam através de uma boa noite de sono
e se renovam para mais um dia de vida.
Ao entrarmos no estágio do sono
é absolutamente significativo
que levemos para o conciliar do mesmo pensamentos bons e positivos.

Portanto, se existe ira ou ressentimento em seu coração
a recomendação do apóstolo Paulo deve ser prontamente obedecida
para o seu próprio bem:
"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" Efésios 4:26.

Faça do seu sono um momento sagrado,
um momento não apenas de restauração física
mas especialmente de uma oportunidade
para a paz, perdão e reconciliação.
Lembre-se que uma boa noite de sono pode ser
talvez a coisa mais espiritual que você possa fazer.
Ao se deter de uma maneira saudável nesse vital aspecto da sua vida diária,
será simplesmente impossível deixar de colher os seus maravilhosos benefícios.

"Em paz me deito e logo pego no sono,
porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro." Salmos 4:8

Tenha um bom sono!

Boa Noite!!

Deus lhe abençoe muito, em Nome de Jesus

Estou orando por você todos os dias!

Pastor Derville
pastorderville.wordpress.com

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Quando algo de ruim acontece

"Existe apenas uma pequena diferença entre as pessoas e esta pequena diferença faz uma grande diferença. A pequena diferença esta na atitude. A grande diferença é se ela é positiva ou negativa." Clement Stone

São exatamente quando as coisas estão no seu pior momento é que você pode fazer uma grande diferença. Quando tudo esta indo contra você é que você tem a melhor oportunidade de tomar uma ação positiva a qual lhe poderá trazer retornos surpreendentemente gratificantes.

A melhor cura para o desencorajamento é a ação. Não fique sentado sentindo pena de você mesmo. Faça alguma coisa! Você pode sair desta situação. Os recursos de Deus estão a sua disposição, a graça de Deus é presente e real. Porem, Deus não ira fazer aquilo que você pode fazer por si mesmo. Lembre-se que as suas ações determinam o seu futuro.

Você não acha que já teve o suficiente dessa situação? Algumas das maiores realizações nos vem quando uma positiva ação é tomada em meio ao desencorajamento. O que é que você pode fazer hoje, agora, que possa proporcionar um momento muito melhor? Coloque os seus olhos no futuro e faça isso agora.

"Deus e o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares." Salmo 46:1-2

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Para além dos problemas

667415_por_do_sol.jpg

"Graça tem sido definida como uma expressão exterior de uma
interior harmonia da alma." William Hazlitt

Você tem gasto uma grande parte do seu tempo, energia e esforço resolvendo problemas? Infelizmente, porem, o fato é que quando você resolve um problema freqüentemente você volta ao ponto de partida com mais um problema em suas mãos. Imagine se você não tivesse mais problemas para resolver. Imagine se a sua energia pudesse ser concentrada na criação de positivos valores.

Existe uma maneira. Para que isso possa ocorrer é necessário que você pare de resolver problemas e comece a se concentrar nas novas oportunidades de soluções. Você pode fazer isso a qualquer hora que desejar. Você não precisa mudar de trabalho e nem fugir das circunstancias adversas que o confrontam. Tudo o que e necessário e
mudar o foco e o seu objetivo.

Deus nos convida a sairmos do marasmo, do desencorajamento e do nocivo ciclo que problemas freqüentemente nos trazem. Levante a sua cabeça. Olhe para o céu azul e visualize as Mãos que criaram todo esse universo. Percebe o que esta acontecendo agora? Espiritual, emocional e psicologicamente você está armando uma plataforma positiva de onde audaciosos alvos possam vir a ser lançados para a esfera celestial.
Perceba que as suas circunstancias em nada mudaram, o que mudou foi a sua atitude em relação a sua expectativa.

Levante a sua expectativa, vá alem da simples resolução de problemas e construa algo grandioso debaixo da graça e poder de Deus que esta acima de qualquer circunstancia.

"Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo e possível ao que crê." Marcos 9:23

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

As mesmas 24 horas

horas

"Uma hora hoje vale duas amanhã." Thomas Fuller

Todas as pessoas, não importa se ricas ou pobres, famosas ou sem fama, poderosas ou sem poder, o fato é que todos nos temos exatamente vinte e quatro horas em cada dia. A diferença entre sucesso e mediocridade não esta no tempo que temos à nossa disposição mas sim o que fazemos com esse tempo.

A esta hora amanhã, você poderá estar no mesmo lugar em que você está hoje. Ou talvez você possa estar vinte e quatro horas à frente na sua jornada rumo à concretização dos seus sonhos. Tudo depende da maneira como você esta gastando essas vinte e quatro horas. Elas
passarão - essa é uma fatalidade - quer você queira ou não.

Agora, é um momento cheio de oportunidade, porque agora, neste momento você pode decidir fazer uma diferença. Pela graça, bondade e misericórdia de Deus você pode começar agora a encher o seu dia com um positivo olhar e um disciplinado esforço rumo às suas realizações. E amanhã, quando você olhar para trás, ficará abismadamente surpreso ao ver quanto você realizou.

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus." Efesios 5:15-16

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Obstáculos

796353_.jpg

"Obstáculos são ingredientes indispensáveis a uma vida bem sucedida. Cada problema é uma oportunidade para um sério e maduro confronto. Desperdiçar esta oportunidade é comprometer o seu próprio futuro." Og Mandino

Tudo aquilo que evitamos, negamos ou tentamos fugir - no final - só nos serve para nos derrotar. Por outro lado, qualquer coisa - ainda que detestemos, ou quão desagradável venha a ser - pode se transformar numa fonte de crescimento quando abertamente confrontada.
Problemas não vão se dissipar simplesmente porque resolvemos ignora-los. Fracassar em confrontar alguma coisa negativa serve apenas para alimentar e crescer a influencia daquilo que nos martiriza.

Nos sabemos que temos que confrontar a vida, porem, o medo nos paralisa. A única maneira de sair dessa situação é confrontando a situação a despeito do medo. Lembre-se que coragem não é ausência do medo. Coragem é ir em frente a despeito do medo.

Fazer isso é desconfortável? Sim. E difícil? Muito. Lembre-se porem, que pela sua vida, pelos seus alvos, pelos seus sonhos vale a pena a dor, esforço e sacrifício. Portanto, pare de se esconder por detrás do seu medo. Deus esta bem perto e pronto a lhe sustentar. Tudo o que Ele lhe pede é que você venha a dar o primeiro passo.

Comece hoje a confrontar os obstáculos e permita que uma nova e radiante luz venha brilhar em sua vida.

"Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porem, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o a igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano." Mateus 18:15-17

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sete Perigosas Atitudes para Negarmos o Senhor

Lucas 22.31-62

Introdução

Diz o Rev. J. C. Ryle que "um naufrágio é uma visão melancólica, mesmo quando nenhuma vida se perde. No entanto, nem sequer um naufrágio é tão melancólico quanto ver um verdadeiro crente escorregar e cair em pecado". A experiência de Pedro ilustra esta verdade: Que um servo de Deus não chega a negar o Seu Senhor senão através de um trágico processo de queda espiritual. Vejamos os passos dessa queda:


I - O PERIGO DE PENSAR QUE PODE ENFRENTAR O PODER DAS TREVAS SOZINHO

Lucas 22:31-33, Satanás havia pedido para peneirar, provar a Pedro. Mas, o Senhor se colocou como seu intercessor, seu defensor.


II - O PERIGO DE ACHAR QUE SOMOS AUTO-SUFICIENTES.

No mesmo texto, Lucas 22: 33 e 34, Pedro diz que estava pronto a ir à prisão ou até mesmo morrer, se fosse necessário.


III - O PERIGO DE ABANDONARMOS A VIDA DE ORAÇÃO

Lucas 22:47-51, diz que na profunda dor e tribulação, o Senhor, foi para Getsêmani para orar. Pedro, entre os discípulos, (João e Tiago) adormeceu. O Senhor os repreende, que estivessem orando e vigiando para enfrentar e suportar a tentação.


IV - O PERIGO DE USARMOS AS ARMAS MUNDANAS

Lucas 22:47-51, diz que Pedro, no momento em que Judas entrega o Senhor, tira uma espada e fere um dos servos do sumo sacerdote.


V - O PERIGO DE SEGUIRMOS O SENHOR DE LONGE

Lucas 22:54, mostra Pedro seguindo de longe. Muita gente que ama o Senhor, mas o quer longe e isso trará conseqüências drásticas.


VI - O PERIGO DE NOS ASSENTARMOS À RODA DOS IMPENITENTES

Lucas 22:55, diz que Pedro tomou assento entre os prenderam o Senhor. É triste quando vemos crentes se assentarem junto a escarnecedores, a impenitentes, aos que zombam do Senhor.


VII - O PERIGO DE COMPROMETERMOS A NOSSA FÉ

Lucas 22:56-61, diz que Pedro, quando interrogado por pessoas simples e humildes, mostrou-se medroso e de maneira irracional passou a negar a sua fé no Senhor e até a praguejar. É triste quando chegamos a este ponto. Isto pode acontecer conosco quando não levamos a sério a nossa fé no nosso Senhor.


Conclusão:

Desta forma Pedro se enfiou na tentação onde se sairia mal. Como está a sua vida hoje? Confiante em si próprio, criticando sua Igreja e seus irmãos, achando-se muito forte para por si próprio enfrentar o arquiinimigo de Deus? Estar junto dos irmãos em humildade e aos pés de Cristo em oração é o melhor conselho que a Palavra de Deus nos dá hoje. É hora de orar ...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Retire o melhor

"Você não pode decidir como ira morrer. Mas voce pode decidir
como ir viver." Joan Baez

Retire o melhor dos seus erros ao admiti-los e ao aprender preciosas
lições através deles. Retire o melhor das suas oportunidades ao se
preparar da melhor maneira possível. Retire o melhor dos seus
desapontamentos ao permitir que eles te fortaleçam.

Retire o melhor dos seus relacionamentos ao agir com gratidão,
respeito e consideração. Retire o melhor do seu tempo ao ter em mente
a preciosidade de cada momento desfrutado. Retire o melhor da sua
frustração ao canaliza-la em direção a positivas realizações.

Retire o melhor do seu trabalho por constantemente buscar uma
maneira de melhor servir. Retire o melhor das suas fraquezas ao
permitir que elas lhe guiem em direção ao aprimoramento.

Retire o melhor do amanha ao fazer uma diferença hoje. Retire o melhor
da sua vida ao viver cada dia com alegria, paixão e significativo
propósito.

"…julgai todas as coisas, retende o que e bom." I Tessalonicensses 5:21

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

DERROTANDO SEUS GIGANTES

A fantástica história bíblica envolvendo o confronto entre Davi e Golias é algo que nunca deixou de me fascinar, desde meus primeiros dias na Escola Dominical. Essa é uma história muito familiar, até mesmo para pessoas que nunca abriram uma Bíblia, e ela na realidade traz consigo uma estratégia de como derrotar de uma maneira bem-sucedida os gigantes que surgem na sua e na minha vida. Sim, gigantes. Todos nós nos deparamos com eles. Maus hábitos, dúvidas, dificuldades financeiras, relacionamentos difíceis etc, tudo isso e muito mais pode ser considerado gigante em nossa vida.

A história se refere à fascinante luta entre Davi e Golias, representando dois povos em confronto: de um lado os filisteus, e do outro, os israelitas. Voltemos no tempo e vejamos se nessa história não está inserida uma quantidade enorme de verdade e princípios que podem - hoje - ser aplicados em nossa vida.

Eis aqui alguns deles, que ecoam através do tempo, princípios que posso ver nessa fascinante história de um jovem rapazinho derrubando um enorme gigante:

1 - Esteja certo de que os gigantes irão tentar bloquear o seu caminho rumo à Terra Prometida. São tantas as vezes em que corremos em direção aos nossos sonhos, com a ingênua atitude semelhante à de um passeio num parque num dia ensolarado, em meio a uma serena e fresca brisa convidativa... Isso não é verdade! Se você tem um sonho, um alvo, um ardente projeto em seu coração, algo a seus olhos tão grande como uma Terra Prometida, pode estar certo de que em meio à trajetória entre o ponto de partida e o ponto de chegada você irá enfrentar muitos obstáculos. Haverá pessoas que farão tudo que for possível para impedi-lo de alcançar seu alvo. Rick Warren costuma dizer que "Todas as vezes que você decide construir uma casa, pode estar certo de que alguém vai atirar pedras em seu telhado!" Os gigantes irão aparecer. Não é uma questão de "se", e sim de "quando". Esse é um fato, e você tem que contar com ele. Não dê inicio à sua jornada com os olhos fechados. Espere encontrar pelo menos um ou vários gigantes!

2 - Ataque seu gigante com uma razão maior do que tão-somente sua própria vitória. Para Davi, a razão primeira e fundamental era a de defender a honra de Deus, uma vez que esse gigante havia zombado do Deus de Israel. Sim, claro que ele sabia que ganharia uma esposa, se livraria para sempre do imposto de renda e teria benefícios financeiros... Contudo, a razão que palpitava em seu coração não era de caráter pessoal. Havia nele um propósito que transcendia interesse particular. A própria glória de Deus estava envolvida na empreitada. O mesmo deve ocorrer conosco. Sim, é verdade que haverá uma série de benefícios que virão em função do nosso sucesso. Entretanto eu tenho percebido - e as Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse confirmam - que o maior de todos os sucessos deste mundo é pura vaidade. Só que as coisas que trazem o mais profundo senso de satisfação pessoal sempre vêm mediante realizações de caráter altruísta - razões e causas que transcendem esta vida tão passageira!

3 - Não subestime sua própria capacidade. Quando indagado se ele teria condições de derrotar aquele gigante, Davi logo refletiu sobre seu passado. De imediato me vem à mente algo que o notável Soren Kierkgaard disse certa vez: "Para se viver a vida tem-se sempre que olhar para a frente, mas para compreender a vida tem-se sempre que olhar para trás". Para Davi o passado era um memorial de fidelidade e ação portentosa de Deus em sua vida. Se o presente o desafiava, o passado o motivava a crer no Deus de Israel. Ao olhar para tráz Davi se lembra da maneira como Deus já o havia ajudado a derrotar um urso e um leão, quando guardava as ovelhas do seu pai. Portanto, agora seu raciocínio era: "Se eu pude derrotar o urso e o leão, certamente posso derrotar este grandalhão..." Davi conhecia sua força e capacidade. Ele sabia que o que poderia fazer ele faria novamente, e uma vez mais, até que alcançasse seu alvo.

4 - Não use a armadura das outras pessoas. Tudo bem. O rei finalmente se convenceu de que Davi poderia ir em frente e enfrentar o gigante. Só que primeiramente ele tinha que colocar sua própria armadura em Davi. E Davi à semelhança de um menino de 10 anos, vestido com o terno do pai se deu conta de que além do ridículo, a impraticalidade daquilo era óbvia. "Não, muito obrigado", diz Davi. Ele sabia do que estava precisando, e o que necessitava não era aquilo que estava funcionando para outras pessoas. Claro que precisamos de conselhos de outras pessoas, mas é necessário que cheguemos a um momento definidor, onde temos que tomar uma decisão, decisão essa que deve ter como fundamento o que funciona para mim, e não - necessariamente - o que funcionou para alguém. Estamos vivendo numa geração que busca resultados imediatos, e a tentação de colocar modelos que funcionaram em outras circunstâncias, outros climas e outras culturas é sempre muito forte. Porém os resultados podem ser os mais inesperados possíveis. Para Davi, sua funda e sua habilidade de pontaria eram tudo de que ele necessitava.

5 - Use cinco armas, mesmo que você venha a precisar de apenas uma. Essa é uma das partes mais fascinantes dessa história. Davi obviamente sabia que ele era muito habilidoso no manuseio da sua funda, suficientemente hábil para matar um gigante. Portanto, existe uma certa autoconfiança nisso. Mas ele não estava alheio à realidade de que nossos melhores planos tendem a nos surpreender, resultando no oposto do que esperávamos. Estava pois consciente de que eventualmente são necessários mais do que algumas pedras para matar gigantes. Portanto, mesmo que ele precisasse de apenas uma pedra para fazer o trabalho, teve outras quatro como garantia, para fazer a cobertura.

E você? Quais são as medidas de cautela que tem colocado no seu bolso? Se tem apenas uma, é bom e sábio pensar em levar consigo pelo menos mais umas quatro alternativas, a fim de derrotar seu gigante.

6 - Corra para o gigante e não do gigante. Aqui está um ponto muito interessante. A narrativa é clara em demonstrar que Davi correu em direção ao gigante. Para quê? Para que pudesse ter a melhor posição, a fim de lançar a sua pedra. Muitos de nós temos como postura correr dos nossos gigantes, com a expectativa de que se corrermos e nos escondermos com habilidade, eles nos deixarão em paz. Puro engano. Os gigantes - à semelhança do gigante filisteu - aí estão para atormentar, para zombar, para trazer confusão e desencorajamento, e tentar minimizar a ação do Deus vivo e verdadeiro. Não fuja dos seus gigantes. Aproxime-se deles e, na posição mais estratégica possível, derrube-os!

7 - Certifique-se de que o gigante está morto, depois que ele cair. Apenas um arremesso, e o gigante caiu. Davi fez uma festa de celebração? Não. Ele se aproximou do gigante caído, e com um golpe certeiro com a espada do próprio gigante lhe decepou a cabeça. Davi aqui fez algo que vale a pena salientar: os gigantes têm uma habilidade muito especial de voltar à vida. Portanto, antes de seguir em frente certifique-se de que realmente a conquista foi definitiva. À semelhança de Davi, você PODE conquistar seus gigantes! Você pode também fazer deles uma memória de vitória, e se mover rumo à Terra Prometida. Quero encorajá-lo a meditar sobre esses princípios, desejando que eles possam encorajá-lo a derrotar os gigantes do presente e aqueles que ainda hão de vir.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ninguém é melhor que você

"A perspectiva que você tem de si mesmo é que irá determinar as
possibilidades que você deseja alcançar."
Mike Evans

Você é bom, digno ou valioso tanto quanto qualquer outra pessoa.
Ninguém deveria necessariamente intimida-lo. Não importa que tipo de
carro aquela pessoa esta dirigindo, a casa em que ela vive, ou o volume
da sua conta bancaria. Ninguém é melhor que você.

Você é o melhor que existe porque dentro de você existe o potencial
para fazer, para ser ou para obter tudo aquilo que você almeja.
Algumas pessoas podem ter avançado alguns quilômetros à sua frente,
mas isso não as faz melhores que você.

Não existe necessidade para que você as inveje ou se sinta diminuído.
A sua vida esta cheia de possibilidades. Deus lhe deu dons e talentos
que foram especialmente criados para você. Onde você esta hoje é
insignificante quando comparado onde você poderá estar amanha.
Posicione-se em direção aos seus sonhos e certamente que os seus
sonhos se posicionarão também em sua direção.

Não importa o que alguém diz, ou faca; não importa qual seja a situação
pessoal, financeira ou outra qualquer - você pode ainda hoje optar pelo
caminho melhor. E não existe sucesso maior do que este.

"Tu, Senhor, conservaras em perfeita paz aquele cujo propósito é firme;
porque ele confia em ti." Isaías 26:3

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O Tribunal de Jesus e a Sentença da Graça

João 21

Uma semana repleta de julgamentos, condenações e sentenças. Sentenças para a menina, seu namorado e seu futuro cunhado, que por vários motivos, mataram os pais dela. Sentença de morte decretada: os pais dela foram assassinados.

A situação dos limites e posses das terras no oriente. Sentença decretada: guerra. Os condenados de dentro da cadeia sentenciam a própria polícia. Sentença decretada: vários policiais assassinados. Bombas atômicas são testadas em diversos locais do mundo. Sentença decretada: terremotos e inundações. Um homem bêbado, nove crianças, um barco furado e uma represa perigosa. Sentença decretada: sete crianças mortas. Um carpinteiro e doze homens, um evangelho. Sentença decretada: crucifica o carpinteiro.

No momento que Jesus fixou o olhar em Pedro (Lc. 22: 61-62), ele saiu pelas ruas e becos de Jerusalém chorando amargamente. O leite estava derramado. Muito diferente que dos tribunais do mundo, encontramos lições preciosas:

I - O TRIBUNAL DE CRISTO

Jesus foi condenado à cruz e Pedro não estava junto dEle. Depois da ressurreição, o Senhor aparece várias vezes e a variados discípulos e não se dirige ao apóstolo: primeiro fala com Maria Madalena; a seguir aparece na casa; depois aos discípulos no Caminho de Emaús; mais tarde, novamente, na casa e conversa com Tomé. E a Pedro não dirigiu uma palavra sequer. Creio que isso foi uma tortura ao apóstolo.

II - A SENTENÇA DA GRAÇA

Se dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo, por um lado, não somos consumidos pela sua ira por causa das suas muitas misericórdias.

Certo dia, estando Pedro pescando com mais seis apóstolos, o Senhor Jesus aparece e se dirige, pessoalmente a Pedro. Ele, ao ser argüido pelo Senhor passa por três processos: Reabilitação. Ele diz que o ama e o Senhor Jesus o reabilita, perante os outros discípulos, curando-o, interiormente, de sua consciência traidora; Designação. O Senhor o designa a ser pastor de almas (não mais pescador de almas) e, Compromisso. Após Jesus o chama a um compromisso de morte, profetizando que Pedro estaria dando a vida pelo Senhor.

Conclusão: Observe que Pedro é o reflexo das nossas fraquezas e pecados, mas tendo também a grata satisfação em saber que temos um Poderoso Advogado no Céu que é Jesus. Leia 2 Coríntios 1:9-11.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Perdas e decepções

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". Jeremias 29.11

Definição:
- Perdas: todo e qualquer dano, seja emocional, físico ou psicológico.
- Decepções: todo desapontamento ou desilusão causada por mim mesmo, pelos outros ou pelas circunstâncias.

Algumas verdades acerca de perdas e decepções:

Não é possível prevê-las .
Não há como evitá-las.
Todos estão sujeitos a enfrentá-las.
Elas mudam nossos paradigmas.
Afetam nossa cosmo visão.
Nossa reação define seus efeitos.

Deus restaura as perdas e decepções, mas nós precisamos decidir se aceitamos o tratamento
divino ou prosseguimos concentrados em nossas dores.
O Rei Davi, o mais importante dos reis de Israel, a despeito de seu relacionamento pessoal com Deus, teve dores, decepções e perdas profundas. Hoje examinaremos um momento de profunda decepção pessoal e uma perda irreparável. A maneira como ele lidou com essa situação tem muito a nos ensinar.

Texto bíblico: 2 Samuel 11, 12.

Os erros:

" Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; e eles derrotaram os amonitas e cercaram Rabá Mas Davi permaneceu em Jerusalém. Uma tarde Davi levantou-se da cama e foi passear pelo terraço do palácio. Do terraço viu uma mulher muito bonita tomando banho, e mandou alguém procurar saber quem era. Disseram-lhe: "É Bate-Seba filha de Eliã e mulher de Urias o hitita". Davi mandou que a trouxessem, e se deitou com ela, que havia acabado de se purificar da impureza da sua menstruação.
Depois, voltou para casa. A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava
grávida" (2 Samuel 11. 1-5).

De manhã, Davi enviou uma carta a Joabe por meio de Urias. Nela escreveu: "Ponha Urias na linha de frente e deixe-o onde o combate estiver mais violento, para que seja ferido e morra". Como Joabe tinha cercado a cidade, colocou Urias no lugar onde sabia que os inimigos eram mais fortes.
Quando os homens da cidade saíram e lutaram contra Joabe, alguns dos oficiais da guarda de Davi morreram, e morreu também Urias, o hitita (2 Samuel 11. 14-17)

A perda:

E o SENHOR enviou a Davi o profeta Natã Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre. O rico possuía muitas ovelhas e bois, mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado.
Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e
até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele. "Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou de seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre". Então Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã:
"Juro pelo nome do SENHOR que o homem que fez isso merece a morte! Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".
"Você é esse homem!", disse Natã a Davi. E continuou: "Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel:
'Eu o ungi rei de Israel e o livrei das mãos de Saul. Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor.
Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais
ainda. Por que você desprezou a palavra do SENHOR, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele. Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher'.
"Assim diz o SENHOR: 'De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia' ".
Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o SENHOR!"
E Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado
Você não morrerá. Entretanto, uma vez que você insultou o SENHOR, o menino morrerá".
(2 Samuel 12. 1 – 14).

A Reação de Davi

Depois que Natã foi para casa, o SENHOR fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.
E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou
comer. Sete dias depois a criança morreu. Os conselheiros de Davi ficaram com medo de dizer-lhe que a criança estava morta, e comentaram: "Enquanto a criança ainda estava viva, falamos com ele, e ele não quis escutar-nos. Como vamos dizer-lhe que a criança morreu? Ele poderá cometer alguma loucura!" Davi, percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta e perguntou: "A criança morreu?" "Sim, morreu", responderam eles. Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou. E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu. Seus conselheiros lhe perguntaram: "Por que ages assim?
Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes!" Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o SENHOR tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas
agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até
ela, mas ela não voltará para mim". Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. O SENHOR o amou". (2 Samuel 12. 15 – 24).

Baseado na experiência de Davi, vamos examinar alguns passos que você deve dar a fim de
ser curado de suas decepções e perdas.

Assuma sua responsabilidade – 2 Samuel 12. 13a.

Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor!"
Resista a tentação de transferir a responsabilidade
Não assuma a responsabilidade dos outros
Confesse e abandone o pecado – Salmo 32. 3- 5
"Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas.Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado".

A confissão promove a humildade que agrada a Deus.
A confissão abre o coração para mudança de atitude.

Aceite o perdão – 2 Samuel 12.13.b.
"E Natã respondeu: "O SENHOR perdoou o seu pecado".

Creia no perdão divino.
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos
purificar de toda injustiça". (1 João 1. 9).

Busque o perdão daqueles aos quais você feriu.
"Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu
irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com
seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
(Mateus 5. 23,24).

Perdoe a si mesmo – Mateus 19. 19b
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo".

Reconheça suas limitações e imperfeições.
Valorize aquilo que você é.

Perdoe os que lhe feriram – Lucas 11.4
"Perdoa-nos os nossos pecados, pois também
perdoamos a todos os que nos devem". (Lucas 11.4).
O perdão nos liberta do passado.
O perdão nos prepara para o futuro

Encare a realidade da dor – 2 Samuel 12. 15-17.
"Depois que Natã foi para casa, o SENHOR fez adoecer o filho que a mulher de Urias dera a Davi.
E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitadono chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer".

A negação apenas maquia a dor e prolonga a crise.
Tocar na dor nos prepara para o milagre da cura.

Busque a presença de Deus em adoração – 2 Samuel
12.20.
"Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do SENHOR e o adorou".

Existe um poder libertador na adoração.
A adoração me leva a reconhecer a perfeição e poder divinos que geram a cura.

Abandone o luto intencionalmente e prossiga- 2 Samuel 12. 20-24.
"E, voltando ao palácio, pediu que lhe preparassem uma refeição e comeu. Seus conselheiros lhe
perguntaram: "Por que ages assim? Enquanto a criança estava viva, jejuaste e choraste; mas, agora que a criança está morta, te levantas e comes!" Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda
estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: Quem sabe? Talvez o SENHOR tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver. Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim". Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão.O SENHOR o amou.

A cura é precedida por uma firme decisão interior.
As perdas e decepções somente o controlarão enquanto você permitir!

Conclusão:

As perdas e decepções afetarão decisivamente nosso futuro, a menos que aceitemos a proposta divina de restauração. Quando permitimos que Deus trate das nossas feridas, Ele mesmo garante nosso futuro. Escolha hoje mesmo confiar suas dores ao Senhor entregando a Ele o controle de sua vida. Dê os passos que aprendemos com Davi, e Ele o restaurará da mesma maneira.

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para
sempre". (Hebreus 13.8).

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

A monogamia e o caminho dos pingüins

Ariovaldo Ramos

O caminho para o relacionamento conjugal é o da monogamia, não por determinação genética, mas porque fomos criados à imagem de Deus, que é, em si, uma unidade.

Uma revista semanal publicou recentemente uma reportagem sobre como os fundamentalistas, através da aparente constatação da chamada "marcha dos pingüins", que descreve o grande percurso que essas aves percorrem para acasalar-se, e, em grande parte, com os mesmos parceiros da marcha anterior, estão tentando demonstrar como a monogamia é o natural na dispensação divina da Criação. O comentarista da área de ciências dessa revista desancou os tais fundamentalistas, fazendo ver a ingenuidade e a simploriedade desse argumento antropomórfico, deixando claro que há outros fatos no comportamento dessa espécie que, por si só, desautorizam essa conclusão.

O comentarista da revista tem razão. É uma ingenuidade. Mesmo nas Escrituras, esse assunto passou por várias fases:

  • No momento da Criação, Deus ordenou a monogamia (Gn 3.24), e o relacionamento entre homem e mulher era de unidade. Dois seres, mas uma só carne. Duas vidas, mas um só caminho e uma só missão.
  • No evento da queda, Deus subordina a mulher ao homem, dizendo que ela seria governada por seu marido (Gn 3.16).
  • Depois disso, Deus desaparece da cena por sabe-se lá quanto tempo; quando reaparece, encontra a poligamia e, a rigor, não mexe nisso, embora ela signifique a exarcebação do governo do homem sobre a mulher.
  • Quando Jesus Cristo aparece, ele manda voltarmos para o início (Mt 19.8), para o momento da unidade, quando o relacionamento não estava baseado na autoridade, mas na unidade - e, portanto, na cumplicidade.

Alguém poderá dizer que não é assim, porque Paulo diz que a mulher deve ser submissa ao seu marido. Entretanto, o próprio Paulo diz que está falando da relação entre Cristo e a Igreja (Ef 5.32). Nós é que não queremos prestar a atenção nisso, acabando por fazer uma má exegese. Quanto ao relacionamento conjugal, Paulo diz que o homem deve amar a sua mulher como a si mesmo e a mulher deve respeitar ao seu marido (Ef 5.33).

Portanto, não há dúvida, o caminho escolhido por Deus para o relacionamento conjugal é o da monogamia. Mas não por causa de uma determinação genética, nem por causa de um imperativo moral, mas porque fomos criados à imagem e semelhança de Deus, que é, em si mesmo, uma unidade. Logo, não há como ser expressão desse Ser sem, de alguma maneira, participar da unidade que o caracteriza. Daí ser na unidade da monogamia, da família e da comunidade que manifestamos a imagem de Deus. Sim, porque os anjos têm as mesmas qualidades cognitivas e volitivas que nós, mas são tidos como criaturas à imagem de Deus.

E, para além do corpo, que não nos distingue como imago Dei, o que experimentamos de Deus, diferentemente dos anjos eleitos, é que, guardadas as devidas proporções, somos as únicas criaturas de Deus que experimentam a unidade que o distingue. A monogamia não é natural, mas litúrgica. A monogamia fundamentada na unidade. Qualquer outro tipo de relacionamento no casamento conspurca a imagem de Deus.

Ariovaldo Ramos é filósofo e teólogo, além de diretor acadêmico da Faculdade Latino-americana de Teologia Integral, missionário da Sepal e presidente da Visão Mundial. É membro da equipe editorial da Edições Vida Nova.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Creia que Deus pode...

"Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme com a minha palavra. - Isaías 66:2"

"Deus pode lidar com qualquer problema que venhamos a colocar em suas mãos. Criar planetas não apresenta nenhuma dificuldade para ele, nem ressuscitar mortos. Não há nada complicado demais que ele não possa resolver – mas ele está esperando por nós, para que, reconhecendo seu poder, lhe peçamos ajuda." - Bill Hybels Hoje quando entrei numa loja, para ver umas liquidações interessantes, o vendedor se aproximou e me disse: “Posso lhe ajudar?”. Aquela cena, que parecia tão singular, fez com que eu pudesse repensar e meditar sobre o Poder de Deus. É como que pela vitrine da vida, Ele estivesse lá, bem próximo, querendo se aproximar. Querendo oferecer a sua ajuda. Ele chega próximo ao nosso ouvido e diz: “Posso ajudar?” Como pode um Deus tão poderoso, tão maravilhoso, ter toda a sua atenção voltada para a sua vida, para aquele instante somente e declarasse: “Posso ajudar?” Pense bem, se hoje, claro que é este momento que você está lendo!! Se hoje, lhe fosse apresentada a oportunidade de pedir que Deus realizasse em sua vida apenas um milagre, e se você tivesse plena certeza de que esse milagre seria realizado, qual seria seu pedido? Quem sabe restaurar ele a antiga harmonia ao seu casamento? Mudar alguma coisa em seu trabalho? Curar-lhe o corpo? Conduzir de volta ao lar um filho rebelde? Anular completamente as suas dívidas? Escreva num papel ... qual seria? Escreva ... Temos angustiantes necessidades pessoais, e grandes e sérios problemas que têm provocado terríveis tribulações em nossa vida e na vida dos que nos cercam também. No entanto não pedimos ajuda a Deus, porque em algum lugar embaixo da nossa camada muito superficial de fé NÃO acreditamos realmente que ele tenha poder suficiente para fazer alguma coisa com respeito à nossa situação.

Contudo, se hoje você abrir a sua mente e o seu coração a Deus, você ficará maravilhado com aquilo que ele pode e irá realizar. Ele tem tentado se comunicar com você muito mais do que você imagina.

Você não tem a menor idéia de quão mais rica, mais gratificante, mais empolgante e mais eficiente será a sua vida quando você tomar a simples decisão de se entregar totalmente e sem a menor resistência àquele que tudo pode.

Creia que Ele pode ...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

DEZ PASSOS PARA UMA VIDA FINANCEIRA EQUILIBRADA

1) PRIORIZE O REINO DE DEUS

E disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Lucas 12: 22 e 31 (ARC)

Jesus não está dizendo que é errado o cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais (cf. 2 Co 12:14; 1 Tm 5:8). O que Ele realmente reprova aqui é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa, revelando sua falta de fé no cuidado e no amor paternais de Deus (Ez 34:12; 1 Pe 5:7.) (BEP)

Buscai, antes, o REINO DE DEUS e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Aqueles que seguem a Cristo são conclamados a buscar acima de tudo o mais, o reino de Deus e a sua justiça. O verbo "buscar" sub-entende estar continuamente ocupado na busca de alguma coisa, ou fazendo um esforço vigoroso e diligente para obter algo (cf. 13:45). Cristo menciona dois objetos da nossa busca:

(1) "O Reino de Deus" - devemos buscar diligentemente a demonstração da soberania e do poder de Deus em nossa vida e em nossas reuniões. Devemos orar para que o reino de Deus se manifeste no grande poder do Espírito Santo para salvar pecadores, para destruir a influência demoníaca, para curar os enfermos e para engrandecer o nome do Senhor Jesus.

(2) "Sua justiça" - com a ajuda do Espírito Santo, devemos procurar obedecer aos mandamentos de Cristo, ter a sua justiça, permanecer separados do mundo e demonstrar o seu amor para com todos (cf. Fp 2:12,13). (BEP)

2) DÊ PRIMEIRO O QUE É DO SENHOR

Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os PRIMEIROS frutos de todas as suas plantações; Os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. Provérbios 3:9, 10 (NVI)

Os israelitas traziam ao Senhor Deus a primeira porção das suas colheitas, como reconhecimento de que Ele era o dono da terra (Lv 23:10; 25:23; Nm 18:12,13). Nós, também, devemos dar a Deus as primícias da nossa renda a fim de honrá-lo como Senhor da nossa vida e das nossas posses. Deste modo, Deus abrirá o caminho para derramar sobre nós as suas bençãos (ver Ml. 3:10 nota; 2 Co 9:6 nota). "os que me honram honrarei" (1 Sm 2:30) é a promessa de Deus a todos que contribuem para a sua obra, fiel e generosamente, com suas finanças. (BEP)

3) SEJA GENEROSO COM A OBRA DE DEUS E OS NECESSITADOS

O GENEROSO prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. Provérbios 11:25 (NVI)

Deus promete a quem dá com generosidade, receber de volta mais do que aquilo que deu. Ele abençoa os bondosos e generosos que dão dos seus recursos, ou dão de si mesmos. O NT ensina que somos mordomos dos dons de Deus e que devemos usá-los em prol da sua causa e visando o bem dos necessitados (Mt 25:26,27; ver 2 Co 8:2 nota; 9:8 nota). (BEP)

4) SEJA FIEL

O FIEL será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo. Provérbios 28:20 (NVI) A palavra "benção" (gr. eulogia) encerra o significado de:

a) uma dádiva divina que faz prosperar o trabalho do crente (Dt 28:12);

b) a presença divina conosco (Gn 26:3);

c) a dotação de força, poder e ajuda divina (Ef. 3:16; Cl 1:11);

d) Deus operando em nós e através de nós para realizar o bem (Fl 2:13). No AT, o termo "benção" ocorre mais de 400 vezes. A primeira coisa que Deus fez, no tocante ao homem, foi abençoa-lo (Gn 1:28).

e) A benção de Deus é condicional, dependendo do seu povo, o qual opta pela benção, ao obedecer a Deus, ou pela maldição, ao desobedecer (Dt 30:15 -18; Jr 17:5,7). (BEP)

5) ANDE EM RETIDÃO

Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam em RETIDÃO. Salmos 84:11(ARC)

Esta promessa é especificamente feita aos crentes que sinceramente se esforçam para viver uma vida santa. O bem a que Deus se refere aqui, tem a ver diretamente com o cumprimento do seu propósito para a nossa vida. Nosso dever é viver em retidão, confiando em Deus para nos conceder tudo que é bom - física e espiritualmente, temporal e eternamente (ver 34:10; Mt 6:33; 1 Co 2:9; 1 Tm 4:8) (BEP)

6) NÃO DESPERDICE

Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja DESPERDIÇADO." João 6:12 (NVI).

O Senhor Jesus condena o desperdício. Muitas são as famílias que tem sido abençoadas por Deus, com bons empregos e vivem em apuros financeiros, por causa do desperdício.

7) NÃO COMPRE O QUE NÃO É ÚTIL

Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão, e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição. Isaías 55:2 (NVI)

Os que são sábios e prudentes virão a ter as coisas necessárias para a vida, ao passo que os insensatos gastam tudo quanto ganham para adquirir coisas não essenciais, visando seus prazeres. (BEP)

8) CUIDADO COM FIANÇAS?

Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme? Prov. 22: 26, 27 (NVI)

Inúmeras pessoas tem perdido parte dos seus bens, por não terem coragem de dizer um "não", na hora em que são procuradas para avalizarem tomadores de empréstimos ou fianças.

9) NÃO VIVA TOMANDO EMPRÉSTIMOS

O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta. Provérbios 22:7 (NVI)

Hoje em dia, muitos fazem uso insensato de crédito fácil, que, frequentemente, torna-se a desgraça deles. Deus se agrada daqueles que sabiamente usam de parcimônia nos seus gastos, e assim não contraem dívidas na tentativa de viverem acima de suas posses. (BEP)

10) TRABALHE COM ZÊLO

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do DILIGENTE são amplamente satisfeitos. Provérbios 13:4 (NVI)

Provérbios adverte contra atitudes e comportamentos que produzem a pobreza. A preguiça é uma das causas da pobreza (10:4-5; 19:15; 20:13). (BEG)

domingo, 27 de julho de 2008

"Por que estás abatida, ó minha alma?"

A quem buscaremos? A quem louvaremos? A quem adoraremos?

Para os momentos de dor não há idade e nem cor. Não há classe social nem condições financeiras. Não depende da igreja que você congrega, isto é, se você congrega... Todos, em algum momento da vida, já passaram pelo sofrimento, pois todos os dias somos lançados ao mundo como ovelhas para o matadouro, sujeitos a todas as paixões, pressões e sentimentos próprios do ser humano. Conhecemos palavras tias como amor, perseguição, deserto, mas, o que dizer quando estamos abatidos? No dicionário, o significado da palavra “abatido” é surpreendente: “caído, derrubado, diminuído, prostrado, enfraquecido, debilitado, cansado, deprimido, desanimado...” São tantas definições, palavras tão negativas, mas que são familiares para quem as vive. É por isso que os salmos 42 e 43 são tão lindos; escritos, especificamente, para aqueles que se encontram abatidos.

Às vezes, eu imagino Deus olhando do seu alto e sublime Trono aqueles que se encontram assim; aqueles que lutam dia após dia contra o abatimento e procuram no Deus vivo, uma viva esperança.

No salmo 42 vemos como a alma anela por Deus; ela o deseja ansiosamente. Assim como temos sede de água em meio ao clima seco, ao forte calor, e às vezes ao desgaste físico, assim é a sede da alma pelo Deus vivo em meio ao abatimento. O coração abatido, mesmo diante de todas as pressões, lembranças, quando está em Deus, tem uma viva esperança. Ele sabe que por maior que seja a dor, há um Deus fiel e que esse momento de aflição é temporário.

“Onde está o teu Deus?”. Quantas vezes ouvimos isto quando mais precisamos de uma palavra de conforto! Mas esta, sobretudo, é uma pergunta para que pensemos. Em meio a tantas dificuldades e provações, nós achamos que Deus está tão longe, não sabemos onde ele está e, nesse momento, quando as pessoas nos questionam, o Senhor espera que saibamos onde Ele está, porque, na verdade, Ele está em nós.

Quantos lamentos encontramos neste salmo. Mas a riqueza da palavra é que por duas vezes o salmista diz: “Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro em mim?” Este é o sentimento quando nos estamos abatidos, mas há uma boa-nova quando o salmista continua: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei; a ele, meu auxílio e Deus meu.” Que descanso! Que esperança! O salmista sabia que por maior que fosse a dor, as lágrimas que já tinha derramado e as lembranças que o levaram a “derramar a sua alma”, ele escolheu, preferiu esperar em Deus porque ele sabia que um dia ele daria louvor a Deus.

Estar abatido é um momento que embora pareça triste, é muito especial para sabermos onde está a nossa atenção, nosso desejo de adoração. A quem buscaremos? A quem louvaremos? A quem adoraremos?

“Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e à noite está comigo o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.” (v.8). Que adoração! Quando nos encontramos caídos, enfraquecidos, desanimados, podemos louvar ao Pai pela sua misericórdia, seu favor imerecido, porque Ele tem o controle de todas as coisas e mais do que isso, a Sua canção estará conosco. O cântico de Deus encherá o seu coração quando você se propuser a buscá-lo em meio aos momentos mais difíceis. Nesses momentos, louve ao Senhor porque o seu coração será preparado para que brotem dele louvores ao Criador!

No salmo 43 o salmista continua abatido. Estar abatido, quando você reconhece quem é diante de Deus, faz de você ainda mais dependente do Pai. O salmista deseja a justiça de Deus e não a dele mesmo. Certamente, ele foi injustiçado e sabia que só Deus poderia julgar a sua causa. No meio da dificuldade, o salmista não desejou coisas desse mundo; não desejou aquilo que é passageiro, mas fez escolhas sábias, que são eternas. Este salmo é especial porque Deus foi engrandecido. “Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então irei ao altar de Deus, do Deus, que é a minha grande alegria; ao som de harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.” (vv.3-4).

O Salmo ainda termina com o questionamento do salmista pela terceira vez: “Por que estás abatida, ó minha alma?”. Isto significa que precisamos aprender em nossos corações a ter sempre esperança em Deus.

Tenha sede do Deus vivo em meio ao abatimento. Espere nele e o louve! Talvez você não tenha a vitória agora, pois tudo tem o seu tempo certo. Não entregue o seu coração ao abatimento, entregue-o a Deus. Quando tudo parecer contrário, tenha sede de Deus. Quando parecer ser o fim, espere nele. Quando algo ou alguém quiser fazer você emudecer, adore a Deus. E saiba: que embora Deus tenha o domínio de tudo, Ele não resiste a um coração quebrantando.

Jaqueline Santos
Ministra de Louvor da Igreja Batista Ministerial da Família.
Colaboradora do portal Lagoinha.com.