segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A oração que Deus recompensa


Para ler Mt 6:5-8

Para responder

1. Jesus cita dois exemplos negativos de oração nos versos 5 e 7. Quais são?

2. O vocábulo hipócrita diz respeito àquele que não é ou não tem o que demonstra. Aparece 18 vezes na Bíblia (edição revista e atualizada de Almeida). Só é achado nas palavras de Jesus, quase sempre em O Evangelho Segundo Mateus (14 vezes). O hipócritas dão esmolas, oram e jejuam para serem vistos ou glorificados pelos homens. Três vezes, no Sermão da Montanha, Jesus diz que "eles já receberam a recompensa" (6.2,5 e 16). Que recompensa é esta?

3. Qual o significado de entrar no quarto e fechar a porta para orar? A recomendação é para ser entendida ao pé da letra?

4. A oração verdadeira ou adequada é recompensada? Como?

5. Jesus condenou as vãs repetições usadas pelos gentios (6.7), mas ensinou a importunação nas orações, como se l6e nas parábolas de Lc 11.5-8 e 18.1-8. Qual a diferença entre vãs repetições e importunação (ato de incomodar com súplicas repetidas ou pedidos insistentes?).
6. Quantas vezes Paulo orou sobre o espinho na carne (2 Co 12.8)? quantas vezes Jesus orou sobre o cálice da morte no Getsêmani (Mt 26.39-44)? Quantas vezes a mulher cananéia pediu a Jesus por sua filha horrivelmente endemoniada (Mt 15.21-28)? Por quantos dias orou Davi pela criança de Bate-Seba (2 Sm 12.15-18)? Por quantos anos teria orado Isaque por sua esposa que era estéril (Gn 25.19-26)?

7. De acordo com o verso 8, Deus sabe o de que temos necessidade, antes que lho peçamos. Mas Jesus mesmo manda pedir, buscar e bater (Mt 7.7-11). A oração é uma exposição de nossas necessidades ou uma exposição de nossa dependência de Deus?

Para pensar (assinale as afirmações corretas)
- O elogio de que oramos é mais importante que a própria oração.

- As vãs repetições são rezas formais, repetidas economicamente.

- Não há mal em pedir a mesma cousa a Deus diversas vezes, desde que Ele não me tenha dado ainda uma resposta clara.

- Eu oro para fornecer a Deus uma relação de cousas que ele deve providenciar para mim.

Para praticar

1. Tente falar apenas com Deus quando orar.

2. Evite as repetições inconscientes ou formais.

3. Insista em suas orações.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PORQUE O MAL NOS ATINGE

João : 16- 33- 33

Nunca fiz mal a ninguem. Sou crente fiel. Mas porque Senhor? (No mundo tereis aflições).

Quero colocar 4 motivos principais "porque o mal chega até nós"

1ª- HUMANIDADE: (Sou humano) O sol nasce para todos. Mt 5:45 - Ecl 9:12 Tudo sucede igualmente a todos. Somos humanos, o mal acontece a todos. Alguns acham que é Maldição Hereditária. Outros dizem só acontece aos pecadores. Lc 13:3 (diz o Senhor.)

2ª- AÇÃO SOBERANA DE DEUS: (Permissão de Deus) Através de provações, ele nos corrige. Jó é exemplo. Jó 5:17 Devemos aceitar a correção. Hb 12:5.7 Ele corrige a quem ama.

3ª- AÇÃO DE SATANÁS: II Co 2:11 Não o ignore. (ele é bom naquilo que faz) Sua missão; matar, roubar e destruir. Jo 10:10 Não devemos dar (brécha) lugar ao Diabo. Ef 4:27 Vigiai. I Pe 5:8,9 - Dragão = Asas de àguia (agilidade) - Patas de leão (força) - Calda de serpente (sagacidade)

4ª- ESTILO DE VIDA: Gal 6:7 Não vos engane, tudo que plantar, irá colher.

Quem bebe demais, o fim é cirrose. O fumante = câncer. O homossexual = aids (Romanos 1). O valentão = sempre Achará outro + valente - morte. O marido quebra tudo em casa, bate na esposa e ela abandona o lar. Não adianta colocar a culpa no diabo. O empregado não é esforçado, vive chegando atrasado. = Na hora de cortar os gastos o patrão vai mandar quem embora? - Fui despedido, acho que é perseguição porque sou crente. Que testemunho! tenho que ser exemplo. caso contrário sofrerei as consequencias. Se ultrapassar velocidade permitida. = Levo multa, correndo risco de acidente. Se gasto mais do que ganho. = SPC. Se comer demais, principalmente à noite. = Problemas no aparelho digestivo. (glutonaria) - Coma para Matar a fome e não para passar mal. - Gosto de uma picanha gordinha. = colesterol alto. Etc...

A solução Onde está... Há casos que nem corrente de oração adianta. "Podemos escolher o que semear, (livre arbítrio) mas somos obrigados a colher o que plantamos.¨"O que plantar isso irás colher.

A SOLUÇÃO É DEUS. Só ele pode mudar a tua história. Ex. povo de Israel. Deus abriu o mar. No deserto, deu agua da rocha, maná do céu, suas roupas não envelheceram. De dia, para proteger do sol deu-lhes uma nuvem. A noite para os proteger do frio deu-lhes uma coluna de fogo.

DEUS INTERFERE NA NATUREZA PARA NOS AJUDAR. Somos povo seu... Elias em época de estiagem (fome) Deus manda os corvos o alimentar. I Re 17:6

DEUS MOVE O SOBRENATURAL. Seguro estou. O malígno não pode nos tocar. 1 Jo 5:18,19 Não importa o que tu já fez no passado, o senhor pode agir a teu favor. NÃO MPORTA A ORIGEM DO MAL. O que importa é que DEUS TEM PODER. Alguem já te rotulou dizendo; esse já não tem mais jeito!. Só o Senhor tem poder para Quebrar toda a maldição, Tem poder para cortar todo o mal. Não diga, não tem solução. Não posso!.. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE. Fil 4:13 Para tudo tem solução, com Cristo venceremos. SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS. Rm 8:31 O senhor te dará força Para vencer. Rm 8:18 - " DEUS TEM PODER PARA INTERFERIR EM TODOS OS PROCESSOS DA SUA VIDA". Só ele pode mudar a sua história. 1 Pe 5:10 E o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, Depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer. A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A IGREJA QUE JESUS NÃO APROVA

Você já parou para pensar e refletir um pouco sobre essa possibilidade? Então, vamos desenvolver um rápido estudo sobre este tema:

"FORA FICAM OS CÃES, OS QUE PRATICAM FEITIÇARIA, OS QUE COMETEM IMORALIDADES SEXUAIS, OS ASSASSINOS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS QUE AMAM E PRATICAM A MENTIRA" Apocalipse 22:15 (NVI)

1) A IGREJA QUE ABANDONA O PRIMEIRO AMOR

Contra você, porém, tenho isto: VOCÊ ABANDONOU O PRIMEIRO AMOR. Apocalipse 2:4 (NVI)

Isto se refere ao primeiro (na ordem de prioridades) e profundo amor e dedicação que os efésios tinham por Cristo e sua Palavra (Jo 14:15,21; 15:10).

(1) Esta advertência nos ensina que conhecer a doutrina correta, obedecer a alguns dos mandamentos e ir aos cultos na igreja não bastam (Mt 5:17). A igreja deve ter, acima de tudo, amor sincero a Jesus Cristo e sua Palavra como um todo (2 Co 11:3; cf. Dt 10:12).

(2) O amor sincero a Cristo resulta em devoção sincera a Ele, em pureza de vida e em amor à verdade (2 Co 11:3; ver Mt 22:37,39 notas; Jo 21:15 nota). (BEP)

2) A IGREJA QUE SEGUE ENSINOS DE FALSOS PROFETAS

No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ENSINOS de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual. Apocalipse 2:14 (NVI)

Balaão foi um falso profeta que vendeu seus serviços a um rei pagão, e que o aconselhou a seduzir Israel a comprometer sua fé por meio da idolatria e imoralidade (Nm 22:5,7; 25:1,2 nota; 31:16; 2 Pe 2:15 nota). A doutrina de Balaão refere-se, portanto, a mestres e pregadores corruptos que, em Pérgamo, levavam suas congregações à transigência fatal com a imoralidade, o mundanismo e as falsas ideologias; tudo por amor à promoção pessoal ou vantagem financeira. Segundo parece, a igreja em Pérgamo tinha mestres que ensinavam ser a fé salvífica em Cristo compatível com a prática da imoralidade. (BEP)

3) A IGREJA QUE TOLERA FALSOS PROFETAS NO SEU SEIO

No entanto, contra você tenho isto: você TOLERA Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos. Apocalipse 2:20 (NVI)

Um pecado prevalecente na igreja de Tiatira era a tendência de tolerar o pecado, a iniqüidade o ensino antibíblico entre seus líderes (vv.14,20). João cita uma pessoa específica: Jezabel, nome este derivado da Jezabel do AT e que representa a idolatria e a perseguição aos santos (1 Rs 16:21; 19:1-3; 21:1-15; ver 21:25 nota). Alguns em Tiatira provavelmente aceitaram os falsos mestres, pelo fato de falarem em nome de Deus e terem grande popularidade e influência.

Cristo condena o pecado da transigência com o erro. Devemos rejeitar qualquer preletor que coloca suas próprias palavras acima da revelação bíblica (ver 1 Co 14:29 nota) e declara que Deus aceita, na igreja, a quem comete atos imorais, participando dos prazeres pecaminosos do mundo. Alguns, na igreja, costumam tolerar tais falsos ensinos, por indiferença, medo de confronto, amizade pessoal ou pelo desejo de paz, harmonia, autopromoção ou dinheiro. Deus excluirá tal igreja, juntamente com os seus líderes (vv. 20-23; ver Também Lc 17:3,4 nota) - (BEP)

4) A IGREJA QUE PARECE ESTAR VIVA, MAS É MORTA

Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, MAS ESTÁ MORTO. Apocalipse 3:1(NVI)

A igreja de Sardes estava espiritualmente morta, e somente uns poucos membros permaneciam fiéis ao evangelho. Exteriormente, parecia viva e ativa, tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade. É possível que tivesse uma forma impressionante de adoração, mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo. Jesus, no entanto, via os seus corações. (BEP)

5) A IGREJA QUE É MORNA

Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:15,16 (NVI)

Esta é a descrição da condição espiritual da igreja de Laodicéia.

(1) A igreja morna é aquela que transige com o mundo e, e comportamento, se assemelha à sociedade ímpia ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na realidade, é espiritualmente "desgraçada e miserável" (vv. 17,18).

(2) Cristo faz a esta igreja uma séria advertência no tocante ao seu julgamento contra a mornidão espiritual (vv. 15-17).

(3) Cristo faz também um convite sincero para que se arrependa e seja restaurada a uma posição de fé, justiça, revelação e comunhão (vv. 18,19).

(4) Nesta era de igreja morna, firmes são as promessas de Cristo às igrejas vencedoras. Ele virá a elas com bençãos e no poder do Espírito Santo (vv.20-22), e abrirá uma porta para que possam glorificar o seu nome e proclamar o evangelho eterno (v.8).

"FORA FICAM OS CÃES, OS QUE PRATICAM FEITIÇARIA, OS QUE COMETEM IMORALIDADES SEXUAIS, OS ASSASSINOS, OS IDÓLATRAS E TODOS OS QUE AMAM E PRATICAM A MENTIRA" Apocalipse 22:15 (NVI)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Shekinah de Deus

É hora de meditar ...

Shekinah de Deus em Nossas Vidas.

Êxodo 13:21-22; Números 9:15-23

Se existe algo que realmente precisamos em nossas vidas, isto é a Shekinah de Deus.

Muitos estão correndo de um lado para o outro à procura de algo que realmente possa satisfazer sua vida, porém uma corrida em vão, nada pode satisfazer uma alma sedenta, do que a presença de um Deus vivo, soberano, real.

Um Deus que possa guiar seu povo em meio à lutas, que possa levar o seu povo sedento as águas tranqüilas e ainda dar um descanso real e eterno.

A nuvem de Deus é o nosso Guia.

V. 17-18 Quando Faraó permitiu o povo ir, Deus mudou o caminho deles, porém o mesmo Deus se incumbia de ser o guia, guiando-os através de uma nuvem. V. 21-22 esta nuvem servia como guia, e um tipo de proteção ao povo. E era a certeza que Deus estava com eles no deserto. A nuvem era a presença de Deus no meio do povo. Daí se deriva a palavra SHEKINAH: a presença viva de Deus no meio do povo.

A necessidade da Shekinah de Deus em nossas vidas para nos dar direção

Como já sabemos o significado de Shekinah, agora precisamos aplicá-la em nossas vidas.

Em Números 9:15 à 23, mostra que o povo se orientava e agia conforme a nuvem, eles entendiam que se a nuvem parasse era Deus falando para parar, se a nuvem andasse era Deus falando para caminhar. Fazendo assim o povo era guiado em segurança, e sabiam que estavam fazendo as coisas certas (debaixo da nuvem da vontade de Deus).

Shekinah de Deus está nos envolvendo ainda hoje

Quando somos evolvidos pela nuvem, pela glória de Deus, somos orientados, protegidos e grandemente abençoados. Esta é a verdadeira necessidade da humanidade, das pessoas, das igrejas nestes últimos dias de tanta necessidade espiritual.

Nós nos deixamos envolver por costumes, conversas, concupiscências (desejos exagerados) e tantas outras coisas que fere a Deus. Creio que nestes dias Jesus está ministrando mais e mais da sua Shekinah naqueles que se deixam ser levados por esta nuvem.

Conclusão: E você, está sendo envolvido pela SHEKINAH de Deus ou pelas coisas desta terra. Deixe Deus te guiar, orientar, proteger você nestes dias. Deixe essa nuvem de gloria pairar sobre você nesta noite.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Discernimento!

Discernimento

"A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo." (Ezequiel 44:23)

Este texto é dirigido aos sacerdotes, e eu recomendo não continuar sem ler o texto todo desde o verso 10.

Entendemos, pelo Novo Testamento, que todos somos sacerdotes, no sentido do acesso direto a Deus, sem necessidade de outro intermediário que não o Senhor Jesus. Mas é perfeitamente válido um paralelo destes sacerdotes com nossos líderes, pastores e missionários, por causa do seu papel de liderança e condução do povo que se chama pelo nome dEle.

Distinguir o santo e o profano é mais do que dizer que esta música pode e aquela não, ou esta roupa pode, ou este corte de cabelo, ou este emprego. É muito mais no sentido de entender o imundo e o puro, para que não sejamos confundidos com qualquer vento que sopre sobre nós.

O imundo e o puro estão no interior e não na aparência. É claro que a aparência pode mostrar o interior, como no modo de se vestir por exemplo - uma mulher com roupas muito provocantes não pode ignorar que gera desejo. E, às vezes, beira o escandaloso. Uma tatuagem de um dragão cuspindo fogo sobre o planeta Terra não demonstra muito apreço à criação de Deus.

Mas o problema não está no que se vê, pois às vezes tudo parece muito bom e bem feito, dentro dos moldes aceitáveis. Muito bem e discretamente vestida, mas adulterando - muitas vezes em pensamento, como o Senhor Jesus nos advertiu que seria tão pecado quanto adulterar fisicamente. Sutil? NÃO, claríssimo, desde que lido na Palavra de Deus.

Nosso interior precisa ser limpo, santo, e não profano. O sentimento e a intenção contam muito para Deus, ainda mais se formos líderes ou pastores. Aos liderados, cabe aprender com os que lideram, sem submissão burra mas com entendimento pela Palavra e pelo Espírito deDeus.

"Pai, quero ter o Teu discernimento do que é puro ou imundo."