segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Custo da vida cristã

O Custo da Vida Cristã

Lucas 9-57-62

Quando você é convidado a fazer parte de uma empresa, você logo vai ouvir "é para vestir a camisa hêin!" e o mais conhecido, "entrou na chuva é para se molhar". Todos esses dizeres é para expressar a seguinte verdade: você está conosco em toda e qualquer situação.

Jesus nos ensina esta verdade em Lucas 9:57-62, Ele nunca fez questão que alguém o seguisse, mais se o tal quisesse, deveria fazer isso com fidelidade até o fim. Porém há um preço a ser pago, um preço muito alto, e é por isso que muitos que querem seguí-lo param no meio do caminho; quando vão fazer as contas o custo é muito caro, e resolvem então "seguí-lo" de uma outra maneira ou então abandoná-lo.

O Grande Problema é seguir a Jesus sem fazer os Cálculos. V. 57 e 58 Nesta passagem alguém se apresenta para seguir a Jesus, mas parece ter-se apresado e precipitado, sem calcular o custo desta decisão. Se quisermos seguir a Jesus, devemos deixar de lado todo pensamento de grandes coisas deste mundo. Não podemos pensar em servir a Deus pensando em vantagens mundanas. Pensar que uma vez com Jesus todos nossos problemas sumirão, isto não é realidade, pois a palavra de Deus diz: em II Timóteo 3:12 aqueles que querem seguir a Jesus piedosamente sofrerão perseguições ,lutas ...

O Outro Problema é Seguí-lo Apresentando Desculpas. V. 59 Jesus convida para seguí-lo, porém sua resposta é: espere eu ... Sempre apresentando uma desculpa, não dá seguir a Jesus. Se você diz: Depois que eu mudar eu vou, isto é mentira! Se você diz: Eu sou pecador, meus pecados são grande demais, isto é mentira. Se você diz: Deus não vai me aceitar, isto é outra mentira! Eu nunca roubei nem matei, porque sou pecador? outra, mentira!

Querer seguí-lo com o coração no mundo, V.61 este apresenta disposto para seguir, porém demonstra uma preocupação do mundo em seu coração. Ninguém consegue fazer algo se o seu coração não estiver naquele negocio. v.62 Aqueles que entram na obra de Deus, devem estar dispostos a seguir, ou de nada servirão.

E então está disposto a seguí-lo? Qual foi o resultado de fazer os cálculos do custo? Vale a pena??? Mas tenha certeza vale a pena, faça como a Paulo considere perda aquilo que você achava lucro.

É hora de orar ...

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Ser Fiel

ESTUDANDO A PALAVRA:

Tema: Ser Fiel

Texto: Apocalipse.02:10 Habacuque. 3:17

Introdução:

Fiel significa cumprir o combinado, fazer o que se deve. Devemos lembrar e celebrar a nossa Aliança com Jesus. Aliança que foi feita em fidelidade por Jesus na cruz.

A palavra chave do texto é Até.

Até quando devo ser fiel a Deus nesta aliança? Até que ponto devo ser fiel a Deus? Exemplo do casamento: até que a morte o separe, morte indica o final de todas as coisas. Exemplo de Pedro: ser fiel a Jesus até enquanto Jesus o elogiava, depois que Jesus o chamou de satanás não.

Até que ponto? qual é o limite? Até na tentação da carne? Até nas perseguições? Até os desafios que a vida crista apresenta: Mateus 7:24-27 chuvas , rios, ventos, tempo de dificuldades. Nas necessidades?

Temos que ser fiel até o ainda. Habacuque 3-17. Ainda que tudo se parece perdido devo ser fiel. Ainda que doa, ainda que isso me custe a própria vida. Ainda, Ainda, Ainda...

Conclusão: Temos que ser fiel a Jesus ainda que ...

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Culpa? Graça?

Boas Notícias Sobre Graça - 1

Tiago 2:10 "Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente." (NVI)

1. O QUE É CULPA?

"As minhas culpas me afogam; são como um fardo pesado e insuportável." Salmo 38:4 (NVI)

Culpa é uma luz de advertência.

Nós tentamos ignorar isto ou fingir que isto não está lá.

HÁ DOIS TIPOS DE CULPA: A Genuína e A Falsa

"Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?" Gálatas 3:3

TRÊS TESTES PARA DETERMINAR A DIFERENÇA ENTRE VERDADEIRA E FALSA CULPA

  • O foco está nas pessoas ou em Deus?

Dr. Paul Tournier diz:

"A falsa culpa é a que que vem como resultado dos julgamentos e das sugestões de homens."

  • É vago ou é específico?

Satanás está no campo nebuloso, vago - Deus é específico.

  • São regras ou relacionamentos?

Eu quebrei as regras - ou - eu feri alguém.

As regras ficam mais importantes que os relacionamentos.

A falsa culpa nos esconde do trabalho milagroso de Deus e isto nos liga às regras meticulosas de homens.

2. NOSSO "JEITINHO" DE "LIDAR" COM A CULPA

"7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. 8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do SENHOR Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim. 9 Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?" 10 E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". 11 E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?" 12 Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi"." Gênesis 3:7-12 (NVI)

SEMPRE REAGIMOS DE TRÊS MANEIRAS

  • Com vergonha
  • Escondendo
  • Culpando

3. O MODO DE DEUS "LIDAR" COM AS NOSSAS CULPAS: COM A SUA GRAÇA

ATITUDES DE RESTAURAÇÃO

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9

1. Confesse seus pecados.

Quando pecamos nós fazemos uma das duas coisas - escondemos ou culpamos.

"Tu bem sabes como fui insensato, ó Deus; a minha culpa não te é encoberta." Salmo 69:5 (NVI)

ATITUDES DE RESTITUIÇÃO

A QUEM NÓS CONFESSAMOS?

  • PARA DEUS
  • PARA OUTROS

Nosso Deus é um Deus revelador. reconhecer o seu cuidado sobre a nossa vida é o primeiro passo para alcançarmos a restauração e a restituição sobre as nossas vidas.

"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz." Tiago 5:16

2. Confie no Caráter de Deus

"... ele é fiel e justo ..."

"Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura." Hebreus 10:22 (NVI)

3. Aceite o Perdão de Deus

... nos purificar de toda injustiça ..."

"Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus." João 3:18 (NVI)

Deus não só quer o livrar de sua culpa, Ele quer usá-lo de um modo novo. Isso são as boas notícias da sua Graça.

"Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado." Salmo 32:5 (NVI)

A Graça do Senhor nos leva a caminhar em Restauração e Restituição.

A Graça do Senhor nos leva a caminhar em Cristo.

Isaías 61:7 e 8

VERGONHA (MALDIÇÃO) -> PORÇÃO DUPLA (BENÇÃO)

HUMILHAÇÃO (ABAIXO) -> HERANÇA (ACIMA)

TRISTEZA -> ALEGRIA ETERNA

... "amo a justiça e odeio o roubo e toda maldade" ...

João 10:10

VIDA ROUBADA -> VIDA PLENA

Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição - Jeremias 31:31-34

Cumprimento da Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição - Lucas 22:19-20

Cumprimento da Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição nos nossos relacionamentos diários - 1 Coríntios 10

Cumprimento da Promessa da Aliança da Restauração e da Restituição na comunhão da igreja - 1 Coríntios 11:23-34

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Uma Vida no Altar

ATOS 1:54-60


INTRODUÇÃO

O altar é o lugar em que a oferta a Deus é deixada. No entanto, ele não pode mais ser materializado, pois a adoração deve ser permanente. Uma vida no altar é aquela que busca agradar a Deus em todos os instantes. Uma vida no altar busca servir ao Pai por tudo aquilo que ele é, sempre foi e sempre será. Estêvão ensina nesse texto o que é, na prática, ter "Uma Vida no Altar do Pai".

I. É COMPROMISSO INCONDICIONAL SEM SE IMPORTAR COM AS PRESSÕES QUE RECEBE

1. A sua maior façanha foi cumprir com a vontade divina, isto é, fez o que devia fazer, pregou a palavra e não se acovardou.

2. Teve plena certeza de que a sua vida estaria com o Pai e nada podia atrapalhar isso.

II. É CAMINHAR NA AQUI NA TERRA, MAS EM TOTAL SINTONIA COM A GLÓRIA DO PAI

1. Estêvão teve a sensibilidade espiritual, pois, sabendo que a penalidade da sua pregação lhe acataria em morte olhou para o céu e viu a glória de Deus.

2. A sintonia com a glória do céu fez com que ele se certificasse o céu se agradara de sua oferta.

III. É NÃO REVIDAR AS PRESSÕES HUMANAS

1. O povo se sentiu ofendido com a pregação de Estêvão, por isso, responderam com apedrejamentos.

2. Ele por certo morreria e mesmo assim não respondeu a eles e sim, intercedeu ao Pai para que não os considerasse culpados desse mal.

IV. É FAZER UMA ENTREGA TOTAL A DEUS, INCLUSIVE O PRÓPRIO ESPÍRITO

1. A atitude dele demonstro a consciência de dever cumprido.

2. A morte não era nada para ele, pois estaria com o Pai na eternidade.

3. Estêvão não hesitou em entregar o seu espírito.

CONCLUSÃO

Uma vida no altar é a total dedicação a Deus de tudo aquilo que temos e daquilo que somos.